[menu name=”Anais”]
-
Ciências Agrárias
- A prática profissional na agroecologia: sistematizando uma experiência de transição na Comunidade Arroio Grande, Irati, Paraná.
- A radiodifusão como ferramenta da extensão rural com foco na sustentabilidade.
- Ações integradas para promoção da produção de leite em sistemas mais sustentáveis: estratégias extensionistas.
- Ações integradas para promoção da produção de leite em sistemas mais sustentáveis: unidades produtivas de referência.
- Alternativas para processamento da carne de rã-touro (Rana catesbeiana).
- Análise sensorial de alimentos e bebidas: treinamento e aplicação na gastronomia.
- Análise sensorial de suco de maçã de diferentes cultivares.
- Análise sensorial do lambari do rabo amarelo (astyanax altiparanae) submetido a dois tipos de cortes e empanamentos.
- Aplicabilidade de sous-vide em filés de piranha.
- Aplicação de processo ultrassom na extração de compostos fenólicos da folha de mandioca.
- Ativação e caracterização físico-química de grãos de Kefir.
- Avaliação da Criação de Aves de Postura em Sistema Colonial Integrado com o Cultivo de Hortaliças
- Avaliação de mudas a campo de pinus taeda submetidas a diferentes dosagens de produto biotecnológico.
- Caracterização de ácidos graxos presentes na folha de mandioca (Manihot esculenta Crantz).
- Desempenho da germinação de sementes de milho, soja e feijão com preparados homeopáticos.
- Desempenho de aves de postura em sistema colonial tratadas com preparados homeopáticos.
- Desempenho de aves de postura em sistema colonial tratadas com preparados homeopáticos.
- Desempenho zootécnico de alevinos de piavuçu Leporinus macrocephalus sob diferentes porcentagens de arraçoamento.
- Desenvolvimento de bebida Kefir: padronização dos parâmetros de processo.
- Desenvolvimento de farinha a base de serralha (Sonchus Oleraceus) e suas aplicações.
- Desenvolvimento de mudas de alface, em diferentes substratos.
- Desenvolvimento de substratos a partir do tratamento térmico de finos de carvão vegetal e KCL.
- Desenvolvimento e avaliação sensortial de cookies empregendo subproduto da produção de mandioca.
- Doses e formas de parcelamento de nitrogênio na produtividade da aveia.
- Efeito de diferentes concentrações de biofertilizante sobre a cultura do tomate.
- Estudo comparativo entre as ordens de insetos em ambientes diversos no Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas.
- Estudo preliminar da cadeia de valor dos produtos da sociobiodiversidade da comunidade de pescadores artesanais de Barrancos, município de Pontal do Paraná, PR.
- Fábrica de peixes: cultivo de carpas em sistema fechado.
- Feiras de troca de sementes crioulas promovendo o resgate do conhecimento tradicional e da soberania alimentar.
- Frequência alimentar para alevinos de piavuçu (Leporinus macrocephalus).
- Gestão ambiental em propriedades em regime de economia familiar.
- Hortas na Comunidade Vila Matilde-Irati/PR.
- Levantamento de dados acerca de produtos à base de frutas junto à legislação brasileira e à literatura como alternativa de agregação de valor aos frutos produzidos por fruticultores familiares da região.
- Mandala de plantas medicinais, aromáticas e condimentares.
- Missão paisagismo III.
- Os conflitos gerados com a criação do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais.
- Plantas medicinais e produção animal como projeto integrador no curso técnico em agroecologia.
- Plantas medicinais utilizadas na etnoveterinária na região de Ivaiporã-PR.
- Produção de amidos de mandioca modificados: caracterização físico-química e reológica.
- Produção de biodiesel de óleo de soja com metanol e hidróxido de sódio.
- Projeto currais: utilização do método de entrevista semi- estruturada com informantes-chave para obtenção de informações.
- Projeto de utilização de microrganismos eficazes sobre o desempenho para frangos de corte.
- Proposta de jardins terapêuticos para crianças hospitalizadas.
- Queijo minas frescal com sabor de frutas.
- Sensibilidade de Colletotrichum spp. associado à Mancha Foliar de Glomerela em macieira, a mancozebe e tiofanato metílico.
- Verificação e análise do uso de homeopatia para o crescimento e desenvolvimento de aveia preta (Avena Strigosa) em casa de vegetação.
-
Ciências Biológicas
- A observação de aves como ferramenta para conscientização e proteção das espécies.
- Análise da presença de metais pesados nos bancos de grama marinha (halodule wrightii) utilizados como áreas de alimentação das tartarugas-verdes (chelonia mydas) no litoral do Paraná.
- Arte como linguagem na proposta de educação ambiental.
- Atividade antioxidante de iogurte de morango suplementado com o cogumelo comestível Pleurotus ostreatus.
- Biomassa microbiana do solo em três diferentes sistemas de uso e manejo na planície litorânea no município de Paranaguá-PR.
- Biorremediação de corantes alimentícios.
- Caminhos para a sustentabilidade/banheiro seco Bason.
- Comparação de diferentes metodologias para desencapsular cistos de Artêmias desidratados.
- Composteira doméstica: uma ideia verde parte II.
- Comparação dos gêneros de sirfídeos (Diptera: Syrphidae) encontrados em duas áreas no Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas, PR.
- Conscientização na cozinha.
- Consumo sustentável na Escola-PIBID, subprojeto ciências biológicas.
- Diagnostico da demanda por arborização junto a comunidade do bairro Porto Seguro-Paranaguá-PR.
- Dinamização de métodos para a prevenção de parasitoses.
- Estudo etnobotânico de plantas medicinais no município Ivaiporã – PR.
- Experimentoteca virtual como ferramenta didática para educação científica e ambiental.
- Feira livre: frutas, hortaliças e microorganismos!
- Histórias, Contos e ‘Causos’ da região: a memória individual e coletiva da terceira idade na preservação da cultura e da história local.
- Horta Comunitária Agroecológica: uma estratégia de educação ambiental envolvendo famílias de vulnerabilidade socioeconômicas atendidas pelo CRAS- Assis Chateaubriand – PR.
- Identificação e distribuição de zooplâncton em três pontos do Rio Barigui em Curitiba-PR.
- Identificação e manejo de mudas no IFPR Câmpus Cascavel.
- Formação continuada de professores de biologia e ciências da rede pública do Paraná da região litorânea.
- Levantamento e quantificação bacteriana na água do rio Barigui, em Curitiba – PR.
- Levantamento e quantificação de algas unicelulares na água do Rio Barigui, em Curitiba – PR.
- Levantamento populacional de lepidópteras no IFPR Câmpus Paranaguá.
- Museu de Zoologia: Aves e Peixes.
- Museu de Zoologia: Mamíferos.
- Presença de collembola (hexapoda) no refugio de vida silvestre dos campos de palmas comparando ambientes diversos.
- Prevenção de parasitoses em escolas de Telêmaco Borba, PR: revisão bibliográfica das parasitoses mais frequentes no município.
- Profilaxia de Parasitoses na cidade de Telêmaco Borba, Paraná.
- Projeto PIBID e a interação aluno professor.
- Reciclagem: atitude sustentável.
- Relação entre atributos químicos e biológicos do solo para avaliação da cobertura vegetal em dois diferentes sistemas de conservação e uso do solo no município de Paranaguá-PR.
- Rivalidade entre camarões de água doce “Pitu”.
- “Tem tatu aqui!”: a educação ambiental escolar como auxílio da conservação das espécies.
-
Ciências Exatas e da Terra
- A adubação no cafezal e o ensino de química: uma proposta para a interlocução entre saberes técnicos e científicos.
- A diferença entre a água doce e a água salgada: a física no cotidiano dos alunos das séries inicias.
- A experimentação nas aulas de química: uma perspectiva para melhorias no ensino.
- A química da limpeza: produção de sabões e detergentes com reaproveitamento de óleo de cozinha.
- A utilização da Cyperus rotundus L. (tiririca) como hormônio vegetal.
- Abordagem cts utilizando o tema compostagem como instrumento de ensino de química no médio.
- Análise de ruído em sensores de profundidade.
- Análise do desenvolvimento de controladores automatizados aplicados no cultivo de plantas em um sistema hidropônico.
- Análise multivariada da distribuição de chuva e temperatura em Foz do Iguaçu – PR, 1990 a 2013.
- Aplicação de metodologias experimentais para o estudo de física no Ensino Médio utilizando materiais de baixo custo.
- Aplicação dos conceitos matemáticos em diferentes situações problemas nos diversificados contextos.
- Aprendizado de química por meio de experimentos.
- Aspectos físicos e geográficos da análise limnológica em corpos d’água.
- Astronomia através da história em quadrinhos: Uma ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem.
- Automação residencial utilizando o microcontrolador Arduino.
- Auxílio de softwares livres na aprendizagem de física.
- Capacidade de extração de clorofila de alfaces (lactuca sp.) Utilizando diferentes solventes.
- Caracterização físico-química e reológica de amidos de mandioca comerciais de Paranavaí – PR.
- Ciêncioteca de física e química.
- Ciêncioteca de física e química.
- Clube de química: o jogo como ferramenta de ensino-aprendizagem.
- Construção de protótipo de equipamento robótico para análise limnológica.
- Construção de um sistema para leitura da produção e/ou consumo de energia elétrica.
- Consute – Container Survey Technologies.
- Determinação de amarelo crepúsculo e amarelo de tartrazina em refrigerantes.
- Desenvolvendo atributos cognitivos para pensamento científico.
- Desenvolvimento de Aplicações Interativas Educativas utilizando Realidade Virtual e Aumentada.
- Desenvolvimento de aplicativos para uso educacional na área de matemática.
- Desenvolvimento de oficinas de robótica educacional para professores das escolas de Curitiba.
- Desenvolvimento de um simulador gráfico utilizando técnicas de jogos para movimentação de escavadeira padrão Lego.
- Desenvolvimento de um sistema para ensino e aprendizagem de matemática em plataformas móveis.
- Diferentes abordagens para o ensino de física.
- Diferentes Metodologias numéricas para considerar a perda de carga causada pela turbina em um dispositivo conversor de energia das ondas do mar em energia elétrica.
- Engine para desenvolvimento de jogos com ASCII Art.
- Ensino de astronomia para deficientes visuais: Elaboração de maquete adaptada.
- Estudo de corantes presentes em medicamentos.
- Estudo de pigmentos foliares.
- Estudo e desenvolvimento de objetos didáticos para compor o laboratório de matemática e auxiliar na metodologia de ensino de geometria analítica e calculo diferencial e integral I e II.
- Estudo sobre técnicas e ferramentas de visualização científica 3D utilizando dados de radar meteorológicos.
- Extração de açucares da mandioca e da casca da mandioca por hidrolise ácida.
- Fábrica escola de detergentes.
- Fabricação de Sabão Utilizando Resíduo de Cinzas como Matéria – Prima.
- Feira de ciências – planetário.
- Geometria dinâmica geogebra: possibilidades de investigação.
- Geração de resíduos como tema de conscientização na formação de licenciados em Química.
- Hidroponia: estudo de uma proposta transdisciplinar de ensino, para alunos do técnico em informática integrado ao Ensino Médio.
- IF Alquimia – Núcleo de Apoio Pedagógico ao Ensino de Química.
- Imagens falam mais que palavras: o resgate histórico do IFPR – Câmpus Irati através de um banco de imagens.
- Implementação de uma biblioteca de funções utilizando uma abordagem inovadora de interconexão e comunicação de dispositivos móveis.
- Inequa APP: aplicativo para resolução de equações e inequações polinomiais e modulares.
- Ivaiporã 360 graus de cultura social.
- Jogos e desafios aplicados ao aprimoramento do raciocínio lógico.
- Ludoteca com jogos didáticos em química e ciências.
- Mapeamento dos estilos de cerveja.
- Medicagora.
- Melhor idade digital.
- Mídias eletrônicas como ferramenta de aproximação da física com os alunos do ensino médio.
- Modelagem computacional e análise da geometria de um dispositivo conversor de energia das ondas do mar em energia elétrica do tipo coluna de água oscilante considerando a perda de carga da turbina.
- Monitoramento e estudo das informações meteorológicas em Umuarama-PR.
- Música e Matemática: Uma Relação Intrínseca.
- O café como contexto didático: uma proposta para o ensino de química.
- O uso de MMORPG para estudos sociais.
- Obtenção de energia e biogás por meio de um biodigestor.
- Otimização por metodologia de superfície de resposta da formulação de detergente caseiro a partir de óleo residual de fritura.
- Passnow – emissão de ingressos.
- Produção de Vídeo-Aulas de Matemática.
- Programação de robôs Lego com a utilização da linguagem Java.
- PROJECT CALC+ PLUS: aplicativo para uso no ambiente escolar.
- PROJETO A.I.A – Automação Inteligente de Ambientes.
- Projeto A.V.I.A.O – Ambiente virtual inteligente de aprendizagem orientada.
- Repositório institucional de documentos digitais.
- Reestruturação das práticas laboratoriais de química orgânica do curso de licenciatura em química e a inserção dos princípios da química verde.
- Relatos das pequenas intervenções dentro da sala durante a realização do estágio supervisionado III do curso de licenciatura em Física no IFPR – Câmpus Paranaguá.
- Robótica educacional.
- Robótica educacional.
- Síntese e caracterização de compósito magnético empregado na descontaminação de efluentes.
- SteamCode: jogo para ensino de lógica de programação.
- TopPostos: sistema de localização de postos de combustíveis.
- Uma experiência sobre a padronização das avaliações de matemática no IFPR-Paranaguá.
- Usando a linguagem Scratch e as plataformas Arduino e LegoMindstorms em Aplicações Educacionais.
- Utilização da jabuticaba (Myrciaria cauliflora Berg) na produção de licor.
- Utilização de padrão interno vaporizado na avaliação dos metais pesados presentes na atmosfera de Londrina/PR por EDXRF.
- Utilização do motor de Stirling de baixo custo em atividades demonstrativas em aulas de física térmica no ensino médio.
- Vídeo aulas de física como ferramenta de apoio para alunos trabalhadores do ensino superior: relato de experiencias.
-
Ciências Humanas
- A aula de história como espaço de conhecimento: lugar de aluno é no arquivo.
- A dança como forma de expressão e de transformação da realidade social de Telêmaco Borba-PR.
- A função do conhecimento em Platão.
- A (im)possibilidade uma educação crítica na educação técnica e tecnológica do IFPR.
- A “morte” no conceito das religiões modernas.
- A pesquisa e desenvolvimento na visão dos alunos recém promovidos ao ensino médio.
- A rede federal de educação profissional e tecnológica no Brasil e seus impactos: uma análise dos egressos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Câmpus Ivaiporã.
- A relação teatral entre suspense com a violência em Telêmaco Borba, uma abordagem possível.
- Bancada didática para ajustagem de rolamentos e elementos de máquinas.
- Catalogação de fontes históricas da educação profissional em Curitiba.
- Cine debate: mudanças climáticas e crise civilizatória.
- Comédia e circo: riso e reflexão sobre os problemas cotidianos de Telêmaco Borba.
- Conceitos Básicos em Genética e Tópicos Especiais em Biotecnologia.
- Construção de brinquedos com materiais reciclaveis.
- Construindo uma cultura de educação para a diversidade e quebra de barreiras no IFPR Câmpus Londrina: cidadania, inclusão e apoio ao ensino de alunos portadores de necessidades educacionais específicas.
- Conversando com alunos do ensino médio sobre as influências culturais ocorridas no Brasil: uma homenagem às imigrações.
- Desafios e perspectivas da formação pedagógica de docentes para a educação profissional e tecnológica no Instituto Federal do Paraná – IFPR.
- Desmitificando o espiritismo através de filmes.
- Digitalização da rede drenagem da bacia hidrográfica do rio da Vila–Itiberê – Paranaguá-PR.
- Educação do campo: limites e possibilidades.
- Educação em ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e o ensino de física no IFPR – Foz.
- Educar para a diversidade.
- Elaboração de proposta para acompanhamento de egressos do IFPR – Câmpus Paranavaí.
- Espaço IF-Marx Umuarama: leitura e reflexão sobre a política e a sociedade no “Manifesto do partido comunista“, de k. Marx e F. Engels.
- Estudo e Proposta de Enfoque Curricular do Ensino de Física em cursos Técnicos Integrados na interdisciplinaridade com eixos tecnológicos.
- Experiências de física para o ensino da propagação de calor: relato de uma ação do PIBID.
- Faces da Violência Urbana em uma área industrial: conhecer para prevenir.
- Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional do IFPR: significados e impactos no trabalho de professores do Instituto Federal do Paraná – IFPR, Câmpus Palmas.
- Formando pequenos leitores
- Geografia da mortalidade infantil do Estado do Paraná, Brasil.
- Identificando as razões para ser cientista.
- Inclusão digital para pessoas com baixa visão.
- Índice de massa corporal de escolares entre 6 e 10 anos de idade: estudos do projeto PIBID de educação física do IFPR.
- Investigação científica e produção do conhecimento através da implantação do Laboratório de Ciências Humanas do Câmpus Londrina.
- Jogos digitais: metodologias para o ensino de história.
- Manifestações artísticas do movimento na educação básica no Paraná – o que contam os documentos oficiais.
- Memórias de imigrantes do urbano e rural do município de Cascavel-PR.
- Memórias de Jacarezinho-PR: um presente da terceira idade para as crianças.
- Narrativas cruzadas: debatendo reconhecimento nos projetos escolares
- Narrativas cruzadas: resgates de trajetórias de formação e atuação profissional.
- O IFPR – Origem, legislação e concepção.
- Organização de climogramas na associação com o tipos climáticos globais.
- Paideia: aprendendo a aprender com a experimentação docente.
- Perfil do egresso das licenciaturas em física dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
- PIBID de educação física: Aptidão física de escolares entre 8 e 9 anos de idade.
- Presença de dor em trabalhadores em instituição asilar.
- Produção de Maquetes do município de Londrina e suas variáveis tecnológicas.
- Projeto ética e democracia nas escolas: debatendo cidadania, justiça social e direitos humanos – a família como foco de políticas públicas – questões para debate.
- Projeto ética e democracia nas escolas: debatendo cidadania, justiça social e direitos humanos – a polêmica em torno do voto obrigatório no Brasil.
- Projeto ética e democracia nas escolas: debatendo cidadania, justiça social e direitos humanos – o estatuto da juventude limites e possibilidades.
- Quantificação e mapeamento da redução das áreas verdes na região de expansão urbana de Paranaguá – PR.
- Rimando com a realidade: o PIBID e o protagonismo juvenil.
- Sistema automático para a pesagem de alimentos em pó.
- Teatro em cena: processos de criação.
- Teatro em cena: reinventando nossa realidade.
- Trabalho alienado: causas e caminhos para a emancipação.
-
Ciências da Saúde
- A re-significação das emoções por meio da promoção de saúde mental infantil.
- Acompanhamento do desempenho técnico, funcional e nutricional dos atletas do Instituto Federal de Foz do Iguaçu.
- Análise da aptidão física de escolares entre 6 e 8 anos.
- Aptidão física e índice de massa corporal em escolares de Palmas – PR.
- Atendimento clínico/laboratorial no curso técnico em Prótese Dentária do Instituto Federal do Paraná à comunidade, professores, alunos e técnicos administrativos do Instituto Federal do Paraná, para confecção de próteses dentárias totais.
- Atendimento massoterapeutico à mães de crianças de longa internação.
- Atividade física e estágio de mudança de comportamento na comunidade interna do Instituto Federal do Paraná – Campus Paranavaí.
- Avaliação da qualidade de amostras de guaco disponíveis no comércio de Palmas – PR.
- Avaliação da qualidade de amostras de Melissa disponíveis no comércio de Palmas – PR.
- Avaliação do comportamento dimensional das resinas acrílicas utilizadas na confecção de infraestruturas metálicas para próteses dentárias de alta precisão.
- Cálculo do conforto térmico no prédio do IFPR- Câmpus Curitiba.
- Criança hiperativa- inclusão por meio de material lúdico de apoio aos pais.
- Desenvolvimento de um fantoma antropomórfico de abdome para apoio didático ao ensino de parâmetros técnicos radiológicos.
- Efeito agudo da massagem ayurvédica sobre a pressão arterial e frequência cardíaca em mulheres hipertensas.
- Enfermagem na escola: resultados de ações de promoção de saúde mental na perspectiva do professor.
- Epidemiologia e prevenção de acidentes de pescadores artesanais por animais marinhos no litoral do Paraná.
- Escola de atletismo do Instituto Federal do Paraná Câmpus – Palmas.
- Estudo introdutório dos materiais empregados em próteses dentárias.
- Farmacocinéfilos discutem o filme “O jardineiro fiel”.
- Intervenção da massagem Tui Na na criança e adolescente com transtorno e déficit de atenção e hiperatividade na escola Dario Velozzo.
- Levantamento das condições sócio-ambientais e sanitárias da Vila Matilde no entorno do Instituto Federal do Paraná Campus Irati – Estudo de caso.
- Mudanças emocionais e comportamentais de crianças pertencentes a um grupo de saúde mental infantil.
- Os possíveis efeitos da massagem shiatsu nas ataxias: Parkinson.
- Percepção dos efeitos da massagem em mães de crianças de longa internação.
- Promoção da saúde e saberes e práticas para autonomia individual do adolescente.
- Radiodiagnóstico e ações educativas.
- Recolhimento de medicamentos: proposta de intervenção local frente a uma demada ambientanl.
- SUA – Sistema Único da Alegria.
- Trajetórias assistenciais de usuários com transtornos psíquicos na rede municipal de saúde de Palmas-PR.
- Uso de plantas medicinais como bioindicadores em solos contaminados com fármacos, remediados com carvão vegetal.
- Verificação da aptidão física de escolares entre 9 e 11 anos do município de Palmas-PR.
-
Ciências Sociais Aplicadas
- A história do direito no sudoeste paranaense: o caso do escravo comprado para servir na Guerra do Paraguai.
- A (in)existência de demanda por uma Câmara de Mediação Familiar no bairro Porto Seguro, em Paranaguá.
- A percepção dos discentes quanto a eficiência da comunidade oficial no Facebook, do curso técnico de cozinha no IFPR.
- As etnias da justiça no município de Palmas/PR: análise histórica das influências do poder econômico e das etnias indígena e africana no julgamento de processos criminais no período de 1850 à 1990.
- “Casa Memorial” de Telêmaco Borba.
- Direitos fundamentais e tributo: a questão da intributabilidade das áreas demarcadas de remanescentes quilombolas.
- Estudos Iniciais acerca da História do Direito na Região Sudoeste Brasileira.
- Fontes Históricas.
- GLUKS: os mensageiros da alegria.
- Libras: mãos que comunicam.
- O idoso na família e na sociedade.
- O perfil das licenciaturas do IFPR sob o olhar crítico de seus acadêmicos que cursam uma segunda licenciatura.
- Perfil socioeconômico e cultural dos/das estudantes atendidos/as pelos Programas de Assistência Estudantil no Câmpus Londrina.
- Projeto cidadão.
- Qualidade de vida dos estudantes atendidos pelos programas de assistência estudantil no Câmpus Londrina.
- Um estudo sobre a utilização de ontologias como interface de busca na Web.
-
Engenharias
- A experiência da equipe K29 na I Olimpíada de Robótica do Campus de Assis Chateaubriand.
- Análise da composição química dos aços avançados de alta resistência utilizados nos automóveis.
- Análise da resistência à compressão de concretos confeccionados com agregado miúdo proveniente do Rio Iguaçu.
- Análise e Desenvolvimento de Conjuntos Didáticos para o Estudo de Sistemas Controlados por Computador: Uma Contribuição para a Expansão da Robótica no IFPR.
- Aplicação da Análise de conteúdo na seleção de dimensões para descrever o panorama da função manutenção.
- Bioconstrução – fase 2.
- Blog no Ensino de Química.
- Cadeira de rodas elétrica acionada pelo movimento da cabeça: divulgação do produto para patente.
- Caracterização de cargas eletrônicas quanto a qualidade da energia elétrica.
- Construção de um protótipo para geração de ozônio.
- Desenvolvimento de desafios de robótica para ensino aprendizagem no IFPR, Câmpus Jacarezinho.
- Desenvolvimento de estimador de umidade em solo com uso de sistemas inteligentes para aplicação na agricultura.
- Desenvolvimento de um protótipo de caixa térmica refrigerada com fonte de energia alternativa.
- Desenvolvimento de uma esteira transportadora didática de manufatura para o ensino da automação industrial.
- Desenvolvimento de uma planta didática para tratamento de água utilizando materiais recicláveis.
- Desenvolvimento e construção de um sistema para a realização de recobrimento de superfície por imersão (dip-coating).
- Diagnóstico ambiental da gestão dos resíduos sólidos de serviços de saúde no município de Paranaguá – PR.
- Estudo da viabilidade de um Sistema de Automação Inteligente (SAI) em ambiente aquático artificial.
- Estudo do Método ATHEANA na análise da Confiabilidade Humana.
- Estudo e dimensionamento de elementos para filtragem de correntes harmônicas.
- Gerador hidroelétrico.
- Informática na melhor idade.
- Mini usina hidrelétrica: ajudando na redução da tarifa de energia.
- Minigeração de energia elétrica termosolar baseado em motor de stirling.
- Modelagem computacional de copos poliméricos.
- Pesquisa e desenvolvimento de um braço pneumático didático de baixo custo para o ensino técnico e tecnológico.
- Pesquisa e desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para Disciplina de Desenho Técnico.
- Por um poste autônomo como projeto de geração de eletricidade.
- Produção de iogurte com adição de açaí (Euterpe oleracea Mart.) e o blueberry (Vaccinium myrtillus).
- Projeto e Construção de um Compactador de latas Pneumático.
- Proposta de desenvolvimento de indicador de qualidade de áreas verdes urbanas (Iqavu) e aplicação nas maiores cidades do paraná de 2000 a 2008.
- Proposta de desenvolvimento de indicador de qualidade de temperatura (IQT) e aplicação nas maiores cidades do Paraná de 2000 a 2008.
- Simulação numérica para determinação da geometria ótima de corpos de prova para ensaios cíclicos de tração e compressão ensaiados através de extensometria.
- Tratamento de superfície a plasma: enriquecimento por elementos de liga de aço baixo carbono.
- Um panorama sobre a pesquisa e extensão na rede de educação profissional, científica e tecnológica.
- WAVE IFPR – protótipo de conversão de energia das ondas do mar em energia elétrica.
-
Linguística, Letras e Artes
- A cidade pelo o olhar da câmera: as contradições do município de Telêmaco Borba.
- A importância do conhecimento cultural na aprendizagem da língua inglesa.
- “A normalista linda/não pode casar ainda”: a representação da professora em romances de autoria feminina.
- A prática docente do professor de língua inglesa.
- A produção acadêmica sobre as manifestações artísticas do movimento na Educação Básica.
- As músicas contam histórias.
- As principais alterações ocorridas na história da língua portuguesa no Brasil.
- Afrobetizando através da poesia negra.
- Afrobetizando através de contos negros.
- Aperfeiçoando a pronúncia da língua inglesa através da leitura de textos técnicos em voz alta.
- Aplicando o lazer no IFPR – Campus Cascavel.
- Arte e reciclagem: mãos criativas uma possibilidade de renda.
- Artes cênicas no desenvolvimento social e cultural.
- Cinema na escola: um olhar crítico para a sétima arte.
- Construção de jogos didáticos para ensino-aprendizagem de espanhol com fins específicos.
- Crenças e ensino de espanhol para alunos do IFPR – Câmpus Telêmaco Borba: rompendo preconceitos.
- Criação cênica com teatro de sombras através de contos infantis.
- Dissertar na escola e para a escola, o que se tem dito por aí? Sobre a produção escrita de textos dissertativos em ambiente escolar.
- Drama: histórico e ações no cotidiano de Telêmaco Borba.
- Ensino-aprendizagem da língua Inglesa em escolas públicas e particulares.
- Era uma vez no hospital – relatos de um projeto de extensão.
- Figurino: ator idelizador de suas proprias peças.
- Formação Continuada de Professores de Música.
- Fotografia e literatura.
- Fotografia teatral: tecnologia e a escola, junção com propósitos criativos e pedagógicos.
- Grupo artístico “tô dentro” sob a ótica das atribuições da bolsista de extensão para o acompanhamento musical do grupo.
- Grupo de Teatro Drama nas letras- IFPR.
- Identidade cultural: a dança, a música e o teatro em Irati-PR.
- IF Music.
- IF Music/IF alegria.
- IFPR Songs’n Fun: ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa por meio de músicas.
- Ilustrando textos literários.
- Inglês como língua franca: um estudo etnográfico na extensão do IFPR – Câmpus Curitiba.
- Jornal estudantil: a (des)construção da crítica.
- Leitura da imagem.
- Ler e construir conhecimentos: processos de aprendizagem.
- Levantamento e registro da memória oral do movimento teatral do CAT, Conjunto Amadores de Teatro da cidade de Jacarezinho, Paraná.
- Levantamento e registro da memória oral do movimento teatral do CAT, Conjunto amadores de Teatro da cidade de Jacarezinho, Paraná, FASE II.
- Língua, Cultura e Identidade: representações dos alunos do IFPR – Câmpus Telêmaco Borba – sobre a Língua Espanhola.
- Música: transformando vidas.
- Musicalização.
- Myths Vs. Legends: Card Game para ensino e aprendizagem de Língua Inglesa.
- NEPLLI – Núcleo de ensino e pesquisa de língua e literatura.
- NEPLLI: resultados estatísticos coletados sobre ensino aprendizagem das disciplinas de leitura e produção textual.
- O bom professor e sua prática: concepções de alunos do curso de letras IFPR-Palmas.
- O PIBID desmistificando crenças.
- O projeto PIBIS acompanhando relatos de experiências sobre o projeto PBID no curso de edução fisica.
- PIBID: revendo conceitos na carreira docente.
- PIBID IFPR- Palmas: metas, estratégias, desafios e perspectivas para a prática educativa e a formação docente.
- Prática pedagógica, teatro grego.
- Produção de curtas metragens educativos para a problematização de temas sociais.
- Projeto APAE: Inclusão Fotográfica para os alunos de Telêmaco Borba.
- Quem conta um conto, atrai mais um leitor.
- Registros fotográficos do grupo artístico “tô dentro”: aspectos apontados pela bosista de extensão do projeto.
- Relatos de experiências sobre o projeto PBIS – Câmpus Palmas.
- Revelando talento e criatividade com desenhos.
- Tocar Violão: um atividade além da sala de aula.
- Verificação dos impactos causados na comunicação pela atividade teatral desenvolvida por alunos do IFPR: Câmpus Curitiba, nas escolas estaduais e municipais deste Município.
-
Multidisciplinar
- A casa-grande de Freyre e suas implicações nas tendas de Amado.
- Álcool favorecendo a alfabetização científica.
- Análise da geração de energia elétrica renovável para aplicação domiciliar.
- Análise quantitativa e composicional do lixo marinho em praia arenosa no litoral paranaense.
- Atividades de educação ambiental com crianças de uma escola municipal de Paranaguá.
- Como utilizar o cérebro: aprendendo com eficiência.
- Compostagem como experiência didática de aproveitamento de resíduos orgânicos no Câmpus Paranaguá.
- Construção de espaços educativos para realização de práticas saudáveis no IFPR Câmpus Paranaguá.
- Criação de um carrinho de apoio à realização de atividades do projeto práticas saudáveis no Câmpus Paranaguá.
- Criação de um projeto para instalações de infraestruturas no laboratório “vivo” do IFPR Câmpus Paranaguá.
- Criando asas: a meliponicultura como ferramenta de educação ambiental no IFPR – Câmpus Paranaguá.
- Da arte narrativa tradicional à virtual: leitores e jogadores, 3ª edição, DOMUM.
- E-lixo.
- Estratégia para qualificação do Ensino Técnico – projeto educação em saúde: ajudar, buscar, conhecer (A,B, C).
- Gira sol – sistema de posicionamento de placas fotovoltáicas para melhor aproveitamenteo da luz solar.
- Horta do Câmpus Paranaguá: espaço de produção e de aprendizados.
- Integrar para educar: o projeto “epidemiologia e prevenção de acidentes de pescadores artesanais por animais marinhos no Litoral do Paraná” como estudo de caso da eficiência da integração de instituições na extensão.
- Jornal estudantil do IFPR – Câmpus Paranavaí.
- Leitura e Química uma relação indispensável para a construção do conhecimento.
- Move IFPR Paranaguá: novas possibilidades de interação e o combate ao sedentarismo.
- Noções de oratória.
- “O projeto cultura corporal e as possibilidades de lazer no Campus Paranaguá”
- Objetos pedagógicos inclusivos para Ciências Biológicas, produzidos em impressoras 3D: Projeto de Robótica Educacional.
- Pasteurizadora de baixo custo com controle embarcado.
- Práticas saudáveis no campus paranaguá: uma experiência de articulação entre ensino, pesquisa, extensão e inclusão social.
- Produção e distribuição de hortaliças agroecológicas para famílias de vulnerabilidade socioeconômica atendidas pelo CRAS – Assis Chateaubriand/PR
- Programa de extensão para inovação na promoção da saúde, educação e integralidade no IFPR.
- Programa rede comunitária: oficinas de meio ambiente e saúde com crianças.
- Promovendo educação em saúde bucal com teatro de fantoches.
- Química & Poesia: Expressão da Linguagem Social da Ciência e Tecnologia
- Resgate da Identidade e Cultura dos Chateaubriandenses por meio de Narrativas.