III SE²PIN supera as expectativas e mostra crescimento do evento

O III Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa, e Inovação (SE²PIN), que aconteceu no Câmpus Foz do Iguaçu entre os dias 20 e 23 de outubro, deixou um legado. Com trabalhos cada vez mais elaborados, o evento alcançou um nível de importância visível à comunidade, em especial à comunidade acadêmica. Os projetos, desenvolvidos por alunos, procuram soluções na ciência para problemas locais, de acordo com a especificidade de cada região. A extensão, ensino, pesquisa e inovação do IFPR estão sendo cada vez mais fortalecidos com eventos como esse.

“O SE²PIN já está incorporado na cultura acadêmica, o evento adquiriu um nível de maturidade maior que o próprio IFPR. Começa o ano e os alunos já falam do SE²PIN, se preocupando com os projetos que vão aproveitar. Esse amadurecimento aconteceu por conta desse envolvimento dos alunos, o que é ainda mais gratificante, pois não existe SE²PIN sem estudantes”, afirma o Professor Silvestre Labiak Júnior, um dos idealizadores do evento.

Para os alunos, a percepção não é diferente. Mariana Lech, aluna de Jogos Digitais do Câmpus Curitiba, participou das três edições e notou o crescimento: “O evento está maior, muito bem organizado, e os próprios trabalhos melhoraram, tornando-se interessantes para todo mundo”, ressalta. A estudante também coloca a relação com seus pares, “é legal conhecer gente de outras cidades, trocar ideias, conhecer pessoas e todo mundo se respeitar”.

A maioria dos presentes eram docentes ou alunos, porém alguns Técnicos-Administrativos em Educação também participaram. É o caso da Auxiliar de Biblioteca do Câmpus Cascavel, Telma Viola, que acompanhava a delegação da cidade no evento. “A organização está impecável, está realmente muito legal. É interessante perceber a diversidade de temas do que está sendo oferecido, além do passeio, é claro. Os alunos ficaram enlouquecidos nas Cataratas, foi a primeira vez de muitos estudantes no local. O que torna o SE²PIN mais especial é isso: um evento científico com a oportunidade de conhecer outros lugares”, conclui.

Organização
A organização do III SE²PIN foi resultado do empenho de todas as Pró-Reitorias do IFPR, em especial da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Propei) do IFPR, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (Proens). Para otimizar o trabalho, foram criadas subcomissões como: Comunicação e Cultura; Infraestrutura; Logística; e Científica. Essas subcomissões eram compostas por servidores de diferentes áreas do IFPR, que de forma sinérgica realizaram o SE²PIN.

Nesses trabalhos, muitos servidores assumiram funções que nunca tinham executado, como é o caso de Jociane França, Coordenadora Adjunta do Pronatec na Reitoria, formada em Gestão Ambiental, mas que estava à frente da Subcomissão de Comunicação e Cultura. “Eu já tinha um pouco de experiência nessa área, mas de qualquer forma foi desafiador. O evento é bem grande e tiveram várias frentes de trabalho que tive contato pela primeira vez, como a alimentação de redes sociais”, afirma.

Para André Baida, Diretor na Proepi e Coordenador da Subcomissão de Infraestrutura, a divisão foi essencial para a organização do evento: “O SE²PIN se tornou muito grande e complexo, são diversas atividades ao mesmo tempo, então foi necessária a divisão e envolvimento de todos para conseguirmos realizá-lo com o máximo de eficiência possível”.

A ajuda do Câmpus Foz do Iguaçu também foi destacada por Baida, “o apoio local foi essencial para o bom andamento do evento”. Por outro lado, a unidade abrigar o evento também foi compensador. “Receber o SEPIN no Câmpus Foz do Iguaçu foi muito especial, porque foi possível envolver todos os servidores e alunos na temática do evento. Os alunos do câmpus ficaram muito satisfeitos com a presença dos colegas e aprenderam muito com os projetos que estão sendo realizados em todo o IFPR. Servidores puderam estar envolvidos diretamente na organização e na avaliação dos trabalhos, possiblitando uma visão mais abrangente das ações de pesquisa e extensão que acontecem na Instituição. O evento trouxe um saldo muito positivo”, ressalta Roseli Bernardete Dahlem, Diretora-Geral do Câmpus Foz do Iguaçu.

Pareceria com a Proens
A parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (Proens) aconteceu em diversos âmbitos do III SE²PIN. Os servidores participaram da comissão científica ajudando na elaboração dos anais e na avaliação dos projetos, além do financiamento pela Assistência Estudantil da hospedagem, alimentação entre outros aspectos para os estudantes. Professora Evelise Dias Antunes, Diretoria de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais, ressalta a importância da integração: “A formação integral e de qualidade perpassa o sentimento de pertencimento do aluno, de cada um perceber o IFPR como um todo. O SE²PIN oportuniza estreitar essa relação entre os câmpus, e consequentemente entre os estudantes, perpetuando assim a ‘rede IFPR’”.