A experimentação nas aulas de química: uma perspectiva para melhorias no ensino.

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RESUMO

A inserção das aulas experimentais na Rede Publica de Educação é de grande relevância para a introdução do conhecimento científico, afirmam professores do ensino médio, o quais consideram que a experimentação deve estar inserida no cotidiano acadêmico do aluno. As aulas experimentais oportunizam aos educandos fazer uma associação entre a teoria e a prática. Com isso gera um aprofundamento significativo na aprendizagem do mesmo. É preciso materializar as atividades práticas também na vivencia social, ou seja, fazer com que o aprendizado do aluno no ambiente escolar torne-se útil para sua vida em sociedade. Mas quando se fala em ensino experimental, mencionam-se as precárias instalações dos laboratórios e a falta de material para que sejam desenvolvidas as atividades experimentais. O objetivo deste trabalho é demostrar que é possível utilizar da experimentação nas aulas de química mesmo em escolas que não dispõem de recursos para manter um laboratório. A pesquisa foi realizada em uma escola pública localizada no Município de Palmas no interior do Paraná, a qual não disponibilizava de muitos recursos, inclusive não havia laboratório de química na instituição. Ciente da importância da experimentação no ensino resolveu-se levar o laboratório para a sala de aula, utilizando materiais alternativos fáceis de serem obtidos e manuseados. Um dos conteúdos estudados durante a pesquisa foi reações químicas, onde durante a realização dos experimentos foi possível à percepção do entendimento do aluno em relação ao conteúdo. Com os resultados obtidos a partir de diálogos contextualizados e pesquisas feitas com os alunos ao termino das atividades, foi possível perceber que o entendimento sobre determinado assunto é ampliado quando a teoria caminha paralela com a prática, possibilitando assim, concretizar a ampliação do conhecimento que o aluno necessita durante o processo de ensino aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Experimentação; Aprendizagem; Ensino; Recursos.