Prática pedagógica, teatro grego.

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  • Camila Wosnes Conginski
  • Carine Rossane Piassetta Xavier
  • Orientadora

 

RESUMO

A dinâmica deste trabalho é trazer ao aluno o conhecimento-crítico na linguagem do teatro, direcionado ao Teatro Grego, do programa PIBID-Teatro. O programa PIBID-TEATRO, possuí parceria com a Escola Municipal Nascer para Arte, que está localizada na cidade de Palmas no estado do Paraná. Essa proposta surge após as observações feitas na escola de ensino não-formal. A acadêmica e bolsista Camila Wosnes Conginski do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas, traz essa proposta de prática pedagógica, através de pesquisas educacionais e com a orientação do supervisor Diogo Arthur Serpa Brunetti e da coordenadora do PIBID Carine Rossane Piassetta Xavier. A metodologia da prática educacional está subdividas em três partes, Teorizar, Sentir e Perceber e o Trabalho Artístico. Esta divisão é uma práxis das Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná (DCE), são momentos importantes para os métodos de ensino da Arte-educação. O projeto será realizado em uma oficina de teatro, que é ofertado por essa escola pública informal, tendo duração de cinco aulas de cinquenta minutos ( uma aula por semana). Ao teorizar o contexto histórico do teatro grego, será de grande relevância conhecer os grandes dramaturgos da Grécia Antiga, que influenciaram o teatro que temos hoje. Na qual nasceu a dramaturgia e o ator, com ajuda de Téspis. Nessa época também criou-se dois estilos, a tragédia e a comédia, que foram ganhando espaço com o tempo. Entre os grandes dramaturgos gregos, destacando o comediante Aristófanes. Na sua obra “Os cavalheiros”, será escolhida uma pequena parte da peça para ser encenada pelos alunos, e que terão que criar um final diferente da obra. Através das pesquisas de campo feitas no local da escola e no Instituto Federal, conceitua a grande significância que tem o teatro na escola formal ou informal. Considerando que a proposta ainda está em andamento, que concluirá através da aplicação do projeto, e observar a reação dos alunos que terão durante essa aulas.

PALAVRAS-CHAVE: Teatro Grego; Dramaturgia; Estilos; Comédia; Aristófanes.