Leitura e Química uma relação indispensável para a construção do conhecimento.

[menu name=”Anais”]

RESUMO

A leitura exerce papel fundamental no processo de ensino aprendizagem, através desta o aluno adquire uma bagagem de conhecimento permitindo compreender, interpretar, assimilar e desenvolver a capacidade de escrever e realizar trabalhos escolares o qual auxilia na formação do aluno como sujeito ativo e pensante na sociedade. O objetivo desse trabalho é relacionar a química com a leitura a fim de compreender as inúmeras reações químicas que acontecem no cérebro do individuo, proporcionando diversas sensações que percorrem seu organismo durante o ato da leitura. Portanto, desenvolveu-se um trabalho com os alunos do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Padre Ponciano Jose de Araújo, localizado no município de Palmas – Paraná, onde foi realizada uma breve discussão sobre o que é leitura, para que ela serve, qual sua importância no ensino, e quais os benefícios que a leitura traz ao cotidiano acadêmico do aluno. Após as investigações foi explanado à origem da leitura e da escrita, desde o surgimento do homem na terra e suas necessidades de sobrevivência, entendendo que a química já fazia suas contribuições na vida desses povos. Para auxiliar na compreensão dos educandos utilizaram-se textos românticos, piadas e uma breve encenação envolvendo o processo de respiração e fotossíntese, o qual contou com a participação dos alunos. Os resultados obtidos ao termino da aplicação deste projeto, foram satisfatórios, pois geraram novas discussões, curiosidades, produção de textos desenvolvidos pelos educandos, relatando de forma bastante significativa à correlação que existe entre a Química e a Leitura. Com isso percebesse que quando as aulas são dinâmicas os alunos despertam melhor o interesse pelo conteúdo, conseguem evoluir para uma reflexão mais madura e até mesmo gerar discussões que venham contribuir para uma aprendizagem construtiva e de qualidade. Fonte financiadora: CAPES

PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Química e correlação.