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- Yandara Dangui Kreve
- Carla Taliane da Silva
- Aline Bonfim de Lima
- Aline de Souza Castilho
- Christyan Henrique Zwicker
- Cleyton Luiz Aguiar
- Cezar Grontowski Ribeiro
- Orientador – cezar.ribeiro@ifpr.edu.br
RESUMO
Introdução: A obesidade é fator de preocupação global, sendo classificada como epidemia e considerada um dos principais problemas de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 1995). Dessa forma, sendo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBID uma forma de colocar os futuros profissionais em contato com a realidade vigente, torna-se importante verificar essa questão no ambiente em que se insere, buscando elementos para ações que possam auxiliar nas melhores condições de saúde das crianças dentro do ambiente escolar. Objetivo: Avaliar o índice de massa corporal (IMC) dos alunos com 6 a 10 anos de uma escola do município de Palmas – PR. Metodologia: Este é um estudo descritivo, transversal, de cunho quantitativo, sendo avaliados 30 meninas e 28 meninos (n=58), com faixa etária entre 6 e 10 anos de idade, da Escola Municipal Senhorinha Miranda Mendes, do município de Palmas – PR. A coleta de dados foi efetuada pela classificação do estado nutricional dos alunos (OMS, 1995), por meio do IMC. Resultados: Os resultados do inquérito demonstraram que 1,72% estão abaixo do peso recomendado, 56,9% estão no peso normal, 22,41% tem sobrepeso e 18,97% são obesos. Quando estratificados por sexo, os meninos apresentaram 67,9% como peso normal, 14,2% sobrepeso e 17,9% são obesos. As meninas obtiveram 3,33% abaixo do peso normal, 46,67% peso normal, 30% sobrepeso e 20% obesidade. Conclusão: No quadro geral, os dados apresentam um índice elevado de crianças com sobrepeso e obesidade (41,38%), e as meninas possuem índices preocupantes de sobrepeso e obesidade, com uma em cada duas meninas nessa condição. Meninos apresentam um percentual maior de sujeitos dentro do peso normal, mas os valores de sobrepeso e obesidade ainda são elevados. Os dados mostram que é necessário estabelecer maiores informações acerca da alimentação saudável e propiciar maior nível de atividades físicas, como forma de combater a ampliação dos índices altos já encontrados. Do mesmo modo, sugere-se o acompanhamento frequente do IMC como balizador da saúde dos escolares.
PALAVRAS-CHAVE: Aluno; Índice de massa corporal; Obesidade; Saúde