Grupo de Teatro Drama nas letras- IFPR.

[menu name=”Anais”]

  • Lucas Fernando Oliveira
  • Meilene Carolina da Silva
  • Carine Rossane Piassetta Xavier
  • Orientadora – carine.xavier@ifpr.edu.br

RESUMO

Com a criação do “Grupo de Teatro Drama nas Letras”- IFPR, se fomenta um suporte para novas propostas cênicas, como também, um novo olhar para o processo cênico teatral com relação ao envelhecer ativamente. O envelhecimento pode ser correlacionado a um processo, pois, desde que a criança nasce já inicia a envelhecer. Alguns cientistas começaram a trabalhar com envelhecimento de maneira bem precoce, estudando os aspectos que levam a isso, como os índices que medem a saúde, situações sociais, comportamentais, relações humanas, e tudo, quando pouca gente se preocupava com isso. É fato que trata da dinâmica, e promove desenvolvimento do sujeito in totum. Dessa maneira enfatiza o caráter formativo, estético, da aprendizagem do teatro nos mais diferentes níveis de conhecimento e abraça diversos âmbitos do ensino, sendo que para isso especificamente, SPOLIN, (2005, p. 4), afirma que, “Todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco”. E diz mais, o mesmo autor, (Idem ibidem, 2005, p.13), “Quando o artista cria a realidade no palco, sabe onde está, percebe e abre-se para receber o mundo fenomenal”. O projeto de teatro, tema proposto neste trabalho é articulado num verdadeiro ambiente da construção de saberes. Ao desenvolver breve e eficaz dramaturgia no espaço de envelhecimento saudável promove a qualidade de vida do individuo atendido. Ele passa a perceber que tem uma nova posição na vida, dentro do contexto cultural e assim, poderá envelhecer ativamente. O projeto tem como objetivo desenvolver os signos teatrais nos elementos formais da linguagem cênica. Por estar sendo implementado no Campus,estamos encontrando dificuldades que devido a greve acadêmica prejudicou algumas práticas cênicas, no local adequado. Como também a criação efetiva do grupo que está em processo de criação. Os acadêmicos apresentaram grande exito e vontade de apreender o processo de criação. Experimentação dos elementos cênicos para o envelhecimento ativo. Organização das atividades para montagem do grupo de Teatro e do espaço aonde realizamos as atividades. Divulgação para entrada de voluntários para o grupo de teatro.Teatro é uma linguagem universal. Conceito esse em que o ser humano em todas as culturas desenvolveu tradições miméticas de reunir membros de uma comunidade para contar e construir a história, crenças, aspirações e reflexão, (PAVIS, 2012). Originariamente, a palavra teatro, vem do vocábulo grego theatrón que significa lugar de onde se vê ou se contempla. O projeto tem como espectativa de resultado a inserção efetiva na comunidade acadêmica e práticas cênicas

PALAVRAS-CHAVE: Processo cênico; Teatro; Grupo de teatro.