Projeto PIBID e a interação aluno professor.

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  • Julcineia Aparecida dos Santos Rodrigues
  • Cristiano Alcenir da Silva dos Santos
  • Débora Raquel Mergen Lima Reis
  • Gustavo Luis Lopes Silveira
  • Marcos Henrique Carneiro Alves
  • Verginia Mello Perin Andriola
  • Orientadora – verginia.andriola@ifpr.edu.br

 

RESUMO

O presente trabalho visa discutir e relatar as atividades vivenciadas no PIBID pelos alunos de licenciatura do curso de Ciências Biológicas.O projeto PIBID tem a intenção de defender e abordar a relação entre diferentes linguagens e o ensino de ciências de modo a contribuir para a ampliação do universo cultural e científico dos participantes desse projeto,dentre eles os licenciandos do curso de Ciências Biológicas, os professores coordenadores de Biologia do IFPR campus Palmas-Pr, o professor supervisor no Colégio Estadual Sebastião Paraná e os alunos do ensino fundamental II.O objetivo geral é promover a produção e utilização de diferentes linguagens,como fotografia,vídeos, literatura, palestras na produção de materiais por parte dos licenciados, como também a produção de propostas didáticas durante intervenções da escola participante. Houve apoio por parte do professor orientador aos acadêmicos nos processos de discussão e produção de materiais didáticos e propostas de ensino, além da análise da produção e utilização dos materiais didáticos organizados pelos licenciandos.Foi abordado o tema “sexualidade” por meio de palestras aos alunos,dos seguintes tópicos: o que é sexualidade, puberdade, abuso sexual, gravidez na adolescência e os métodos contraceptivos.O currículo previsto para o ensino de Ciências e Biologia em nosso país, está cada vez mais afastado das necessidades reais dos educandos, pois os conteúdos são trabalhados, em sua maioria, com ênfase nos aspectos científicos em detrimento da sua inserção na realidade do aluno. Este cenário precisa mudar, e isso começa pelo desenvolvimento de projetos que visem à melhoria da formação docente, e possibilitem aos acadêmicos o seu aprimoramento no que diz respeito aos conhecimentos científicos,mas também e principalmente, à capacidade de transpor estes conhecimentos para os aspectos cotidianos de suas vidas, bem como para a sua prática pedagógica.Assim, os estudantes que participam do PIBID vivenciam o cotidiano da sala de aula e a rotina da escola. Esta experiência real e concreta é o principal foco deste subprojeto e norteia todas as demais atividades. Desenvolver estratégias depende da situação sobre a qual se deseja atuar e vão desde a realização de aulas práticas até a produção de material didático virtual.Com isso espera-se que formem-se professores criativos, capazes de vivenciar e analisar o contexto escolar e interferir de forma positiva nas mudanças de rumo necessárias na educação de forma que atenda as necessidades dos alunos. A importância em formar profissionais conscientes e reflexivos de suas práticas de ensino é muito relevante, pois o professor tem que ter clareza dos objetivos que almeja e da concepção que embasa suas atividades de ensino.

PALAVRAS-CHAVE: PIBID; Licenciandos; Criatividade; Sexualidade.