Geração de resíduos como tema de conscientização na formação de licenciados em Química.

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RESUMO

Programas de gerenciamento de resíduos químicos vêm sendo implantado em muitas universidades do país, pois essas instituições vêm tratando seus resíduos de forma a atender a lei de resíduos sólidos (LEI Nº 12.305, AGOSTO/2010). No Brasil o gerenciamento de resíduos nos laboratórios de ensino começou a ser discutido amplamente nos anos de 1990, sendo de vital importância para grandes instituições geradoras de resíduos, incluindo as Universidades (AFONSO et al,. 2002). Porém, como alerta NOLASCO et al., 2006 os profissionais que atuam nesse segmento não receberam formação adequada para lidar com esses problemas nos bancos escolares, também porque suas instituições de ensino e pesquisa não tratavam seus resíduos químicos em atividades laboratoriais, por isso o mal habito de não tratar os resíduos corretamente.Deste modo o presente trabalho relata as iniciativas de implantação de gerenciamento de resíduos nos laboratórios de química do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas, tendo como objetivo geral inserir como prática e cultura acadêmica a responsabilidade quanto à geração e o descarte de resíduos.Para tanto buscou-se conhecer as concepções prévias dos acadêmicos do 1º Período e o 5º Período de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas, em relação ao tema resíduos. Sendo assim, aplicou-se um questionário com duas perguntas: 1- O que você entende por Resíduos?; 2- Em sua opinião há diferença entre resíduo e rejeito?. Após aplicar o questionário, apresentou-se um mini curso sobre o tema abordando: a) a problemática de geração e gerenciamento de resíduos químicos do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas e demais Universidades Federais, Estaduais e Particulares; b). Diferenciação de Resíduo e Rejeito e suas devidas definições; c) Segregação – Incompatibilidade e Possibilidade de Recuperação; d) Apresentação dos ajustes feitos nos laboratórios do Campus para auxiliar no gerenciamento de resíduos e no descarte correto. Paralelamente fez-se a reestruturação dos descartes dos laboratórios de Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas buscando segregar os resíduos em descartes para inorgânico tóxicos, inorgânicos não tóxicos, orgânicos halogenados e orgânicos não halogenados. Somado a isso fez-se a rotulagem correta dos frascos, e assim organizou- se as capelas para armazenamento dos descartes em cada laboratório. As respostas dos acadêmicos demonstraram pouco conhecimento destes sobre o tema, sendo que o mini-curso buscou sanar essas lacunas. Atualmente, iniciou-se o trabalho de observação dos acadêmicos, para avaliar possíveis mudanças de atitude em relação ao tema.

PALAVRAS-CHAVE: Resíduos; Gerenciamento