NEPLLI: resultados estatísticos coletados sobre ensino aprendizagem das disciplinas de leitura e produção textual.

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RESUMO

NEPLLI – Núcleo de ensino e pesquisa de língua e literatura Josiane de Melo Wettmann (Campus/Palmas PIBIC-FA) Lediana dos Santos (Campus/Palmas PIBIC-FA) Kátia Cilene Silva Santos Conceição (Or.) (Josi.200922@hotmail.com) (Ledianasantos1@hotmail.com) O presente trabalho versará sobre a criação do “Núcleo de Ensino e Pesquisa em Língua e Literatura” NEPLLI do IFPR Palmas. Há em torno de vinte disciplinas que contemplam Língua e Literatura e que fazem parte da grade curricular dos cursos do IFPR de Palmas e o que se tem notado é a grande dificuldade que os discentes têm quanto ao domínio discursivo destas áreas, o que geralmente culmina na reprovação ou ainda na interferência do bom aproveitamento dos conteúdos dentro de suas próprias áreas. Diante disso, destaca-se a importância de desenvolver projetos de pesquisas que busquem entender melhor as necessidades desse público que chega ao Câmpus do IFPR-Palmas, para promover uma melhor formação profissional e consequentemente humana e cidadã. Assim, com o Núcleo objetivamos oportunizar à comunidade acadêmica do IFPR- Câmpus Palmas acesso aos conhecimentos de Língua e Literatura e conhecimentos afins do Curso de Letras para que possam aprimorar conhecimento específicos de leitura e produção textual. Oportunizar também prática de ensino aos acadêmicos de Letras, já que poderão integrar os grupos de discente do Núcleo como ministrantes das aulas de apoio de Língua e Literatura. O projeto foi submetido à Fundação Araucária sendo contemplado com duas bolsas de iniciação científica que foram ofertadas aos acadêmicos do IFPR. Assim, o Núcleo conta com o trabalho das bolsistas no desenvolvimento das pesquisas. A metodologia de pesquisa tomou como foco o estudo bibliográfico e a análise comparativa/interpretativa dos dados coletados sobre ensino aprendizagem das disciplinas de leitura e produção textual, tanto do Curso de Letras, quanto dos demais Cursos do IFPR que utilizam desses conteúdos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Inglês Instrumental. Portanto, temos o seguinte cronograma de atividades das bolsistas: Leituras, orientações e organização do projeto; Entrevistas com acadêmicos do IFPR para coleta de dados sobre seus métodos de aprendizado e mapeamento dos conhecimentos linguísticos das disciplinas de língua; Análise das entrevistas para elaborar ação de intervenção; Elaboração de material e atividades de apoio acadêmico; Oferta das atividades e acompanhamento da frequência dos alunos no Núcleo; Análise comparativa dos rendimentos dos alunos que participam do projeto em relação aos que não participam; Avaliação das atividades desenvolvidas no projeto; Redação de artigo científico sobre a pesquisa Reescrita de artigo após orientações; Participação em evento para divulgação da pesquisa; Redação de relatório final. O projeto encontra-se na primeira etapa, porém já é possível relatarmos alguns resultados parciais por meio da análise das entrevistas feitas com os coordenadores dos Cursos, o que demonstrou que seria necessária uma reavaliação dos conteúdos, dos objetivos e metodologia de trabalho propostos nas ementas das disciplinas.

PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; Ensino Aprendizagem; Literatura; Ensino e Pesquisa.