Robótica educacional.

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RESUMO

A educação brasileira segue um modelo criado em 1961, pela Lei de Diretrizes de Base, LDB (BRASIL, 1961). Este modelo define uma educação segmentada em disciplinas e séries. Porém o mundo em que vivemos está mudando rapidamente, novas tecnologias vem surgindo e alterando a forma da sociedade e as relações humanas. Este modelo de educação acabou tornando-se atrasado, suas metodologias não são mais capazes de competir pelo interesse dos estudantes se comparados com computadores, internet e celulares. O atraso metodológico e tecnológico da educação acaba causando desinteresse no estudante. Este desestímulo provocado no estudante acaba acarretando uma maior evasão do sistema de ensino e não instiga o estudante a continuar sua educação em níveis superiores como graduação e pós-graduação. Este projeto irá colocar alunos do ensino médio, associados ao campus Londrina em contato com a robótica educacional. Para isso serão envolvidos alunos do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do campus Londrina, a infraestrutura tecnológica e os kits de robótica disponíveis no campus. Foram criados varias equipes de alunos de ensino médio, integrados a informática do campus de Londrina pela qual foram orientados a desenvolverem seus próprios projetos de robótica. O algoritmo desenvolvido pela equipe possui uma série de variáveis que devem ser ajustadas de acordo com as pistas nas quais o robô efetua determinada atividade. O trabalho de desenvolver a pista foi digno das equipes se dedicarem para todos os parâmetros serem preenchidos corretamente a nível nacional. Foram desenvolvidas várias etapas onde no campus Londrina realizou a etapa local da Olimpíada Brasileira de Robótica com a participação de 8 equipes de estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Ao todo participaram 32 estudantes, todos contemplados com prêmios e/ou medalhas. O evento contou com a essencial colaboração dos professores alunos e bolsistas da robótica educacional. Aos estudantes, para que, afinal, concentram-se os esforços do corpo docente e equipe diretiva, o evento representou um acréscimo significativo em seu percurso formativo no que concerne à inovação, à inventividade, à pesquisa e ao cooperativismo acadêmico e social, mediante o trabalho em equipes de espírito mais participativo e menos competitivo. Foi também desenvolvida uma etapa interna do Instituto Federal do Paraná (ifpr) no campus de Paranavaí, onde as quatro melhores equipes de londrina disputaram. E finalmente a etapa classificatória de Curitiba concluiu os trabalhos de todos os envolvidos, para a etapa estadual que ocorrerá dia 30/08/2014. Ao todo os estudantes se interagiram com outros campos e diversificaram a educação na forma de tecnologia.

PALAVRAS-CHAVE: Robótica Educacional.