Robótica educacional.

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RESUMO

O atual modelo de educação brasileira, instituído em 1961 pela Lei de Diretrizes de Base (BRASIL, 1961), é um modelo que impõe uma educação dividida em várias disciplinas. Considerando as mudanças que ocorreram em vários anos que se seguiram após a criação da Lei, principalmente na área de tecnologia, os antigos métodos de ensino se tornaram defasados, por vezes ignorados pelos estudantes que voltam suas atenções para as distrações que as tecnologias da atual geração oferecem, como celulares e computadores pessoais. Com cada vez mais estudantes perdendo o interesse nos estudos, em especial os de baixa renda, o nível de evasão escolar aumenta e o conformismo em se manter no nível baixo de escolaridade não o permite obter um crescimento não somente profissional, mas também pessoal. Ao adotar um novo método de ensino, que envolva modificar todos os antigos modelos de ensino e incluir novos que permitam o uso de tecnologias, é possível chamar a atenção dos estudantes e instiga-los a buscar o conhecimento tendo o auxílio do professor, diferente do modelo antigo onde o professor leva o conhecimento até o aluno para que este forçosamente absorva o conhecimento para si próprio. O projeto de Robótica Educacional, sendo realizado no campus Londrina, visa disponibilizar novas tecnologias para tornar aulas que em aulas mais dinâmicas e interessantes que envolvam iniciativa dos próprios estudantes do ensino médio do campus. Dentre algumas ferramentas oferecidas aos estudantes, o projeto conta com duas impressoras 3D. Para o manuseio das impressoras, inicialmente deve-se possuir um arquivo com modelo 3D de algo que possa ser impresso. Desde que uma impressora reconheça o formato do arquivo e mostre que é possível uma impressão de qualidade, a impressão pode ser iniciada. A intenção neste contexto é que os estudantes podem modelar seus próprios modelos 3D para impressão posterior. A manutenção, inicialmente, será realizada pelos estudantes do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do campus Londrina. Além disso, professores também podem solicitar a impressão de possíveis ferramentas para serem utilizadas em sala de aula.

PALAVRAS-CHAVE: Robótica Educacional; Impressora 3D.