Intervenção da massagem Tui Na na criança e adolescente com transtorno e déficit de atenção e hiperatividade na escola Dario Velozzo.

[menu name=”Anais”]

  • Raoni Puntel Urquiza
  • Juliane Pagliari Araujo
  • Ana Carolina de Athayde Raymundi Braz
  • Karen Cristina Archangelo Perdigão
  • Judith Almeida Duarte
  • Juliana Gomes Fernandes
  • Leonardo Lemes Rodrigues Gutierres
  • Marcelo Noris Bernardes de Souza
  • Rafael Mendes Pereira
  • Roberta Ramos Pinto
  • Tatiane Romanini Rodrigues Alencar
  • Jackeline Tiemy Guinoza Siraichi
  • Orientador – jackeline.guinoza@ifpr.edu.br

RESUMO

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) segundo a Organização Mundial de Saúde é um distúrbio caracterizado pela falta de atenção, agitação e impulsividade, podendo levar a dificuldades emocionais, de relacionamento, bem como o baixo desempenho escolar e outros problemas de saúde mental. O tratamento comum é baseado em intervenções psicofarmacológicas e psicossociais, porém achados iniciais vinculados ao projeto maior “Intervenção da massagem Tui Na na criança e adolescente com transtorno e déficit de atenção e hiperatividade” mostram que a massagem tem sido uma alternativa eficaz no tratamento deste transtorno. O objetivo deste trabalho será investigar o perfil da atenção concentrada de 05 crianças/adolescentes com TDAH, após intervenção da prática da massagem Tui Na. O grupo será submetido às 12 sessões de massagem Tui Na, realizada uma vez na semana por um período de três meses, com duração de 40 minutos cada. Ao início e término das sessões a criança será avaliada mediante a utilização do teste de atenção concentrada (Teste D2), sendo esse um teste já validado e com confiabilidade para tal atividade. Esses testes serão aplicados e avaliados por uma psicóloga. Também serão realizadas entrevistas semiestruturada com os pedagogos e professores, para identificação e análise do comportamento da criança/adolescente após as sessões de massagem. A análises desses dados terão uma abordagem qualitativa. Espera-se que ao final do projeto a intervenção da massagem possa ser um instrumento complementar ao tratamento convencional, proporcionando mudanças no comportamento das crianças/adolescentes facilitando a relação interpessoal e o desempenho escolar das mesmas. Palavras-chave: TDAH, Massagem, Criança, Adolescente.

PALAVRAS-CHAVE: TDAH; Massagem; Criança; Adolescente.