Jogos digitais: metodologias para o ensino de história.

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  • Guilherme Evangelista Silva
  • Felipe Augusto Arruda
  • Guilherme Quizzini Barbosa
  • Reinaldo Benedito Nishikawa
  • Orientador – reinaldo.nishikawa@ifpr.edu.br

RESUMO

Na atualidade vivenciamos a evolução das novas tecnologias da informação e da comunicação. Elas estão centradas nos meios de comunicação em massa e na plena difusão do conhecimento. Estamos sensíveis a este ambiente intenso de comunicação e informação. Porém estas transformações ainda não foram sentidas de forma efetiva no ensino. As propostas de renovação dos métodos de ensino pressupõem que os atuais métodos precisam se articular às “Novas Tecnologias” para que a escola possa se identificar com as gerações que pertencem a “cultura das mídias”. Novos referenciais para a produção do conhecimento estão sendo trazidos pelas novas formas de comunicação advindas das transformações tecnológicas. Mas apenas a aprendizagem à distância, que possui suas ferramentas centradas na internet, aponta como uma novidade educacional. Ainda estão presentes na educação a linguagem escrita e o papel, como os principais meios de difusão do saber. Mas a cultura atual respira uma nova linguagem, dinâmica, flexível e ao mesmo tempo perturbadora. Estamos falando da linguagem televisiva e da informática. De que forma podemos abordar estas transformações e inseri-las no ensino? Esta é a questão que queremos discutir com este projeto de pesquisa. De que forma que esta geração que nasce em meio a esta linguagem, que para os de meia idade é uma novidade, poderá ter acesso a metodologias de ensino focadas na incorporação das tecnologias para que estas se tornem meios para a aquisição do conhecimento? Assim, este projeto de pesquisa irá tratar do desenvolvimento de metodologias de ensino que utilizem a Tecnologia como meio para a construção do conhecimento e a aproximação da área das Ciências Humanas com a área das Ciências Tecnológicas.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de História; Jogos Digitais; Metodologia de Ensino.