Investigação científica e produção do conhecimento através da implantação do Laboratório de Ciências Humanas do Câmpus Londrina.

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  • Mateus Cespedes Avelino
  • Regina Da Silva Candido
  • Walquíria Silva Machado
  • Ricardo Luiz Töws
  • Orientador – ricardo.tows@ifpr.edu.br

RESUMO

O Câmpus Londrina do IFPR oportunizou, a partir da predisposição de docentes e estudantes envolvidos, a criação do Laboratório de Pesquisas das Ciências Humanas. Tal laboratório justifica-se pela possibilidade do rompimento do olhar do senso comum do jovem estudante e da sociedade, de forma geral, que as Ciências dessas áreas, limitam-se às explanações teóricas e ou abstratas, além de marcar as semelhanças e as especificidades em relação às Ciências Naturais e as Exatas, explicitando-as através de práticas laboratoriais e científicas. Além das práticas de pesquisas científicas das Ciências Humanas, o Laboratório se justifica pela contribuição pedagógica da familiarização dos estudantes com expressões e práticas científicas que poderá encontrar no desenvolvimento do seu processo de acesso ao conhecimento nos ambientes acadêmicos, pois não é incomum que alguns jovens escolham suas áreas acadêmicas, nas Ciências Humanas, sem entender claramente suas práticas de pesquisas, seus métodos e suas técnicas científicas e tal desconhecimento pode obstaculizar seu processo pedagógico de desenvolvimento intelectual. O problema que o referido Laboratório está buscando desvendar, entre os demais objetos de pesquisas que os estudantes e os professores estão construindo no decorrer dessa prática, será se os estudantes envolvidos, por meio de práticas das Ciências Humanas e seus trabalhos, entendem o caráter cientificista dessas ciências. A institucionalização de um Laboratório de Pesquisas das Ciências Humanas contribui para um aumento significativo de construções de inúmeros objetos de estudos, de pesquisas e de produções científicas, de acordo com as dúvidas e ou hipóteses que possam surgir em relação ao ser humano, na sua vida social, histórica, econômica, política e cultural, sendo esse e sua complexidade, o seu objeto de pesquisa estrutural. Por outra parte, a participação de estudantes por inclusão social no processo de implementação desse projeto, da relevância à proposição, ocorre justamente na medida em que sua natureza e objeto de estudo são afins a estas demandas sociais. Como procedimentos metodológicos, são realizadas discussões teóricas e possibilidades de pesquisas com os estudantes envolvidos; foram criadas plataformas digitais (site) para posterior divulgação e construção de biblioteca virtual sobre os temas e livros estudados; são discutidas formas de entendimento do processo de pesquisa e da prática em Ciências Humanas, a partir da implantação do laboratório.

PALAVRAS-CHAVE: Laboratório de Ciências Humanas; Investigação Científica; Recursos Tecnológicos.