Construindo uma cultura de educação para a diversidade e quebra de barreiras no IFPR Câmpus Londrina: cidadania, inclusão e apoio ao ensino de alunos portadores de necessidades educacionais específicas.

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  • Joana Rosa Pereira
  • Francielle Lima de Souza Veronese
  • Renata Pacheco Abreu
  • Lucas de Moraes Negri
  • Orientador – lucas.negri@ifpr.edu.br

RESUMO

Com as novas políticas de Inclusão de alunos com deficiência/necessidades específicas na escola regular (Declaração Mundial sobre a Educação para Todos, 1990; Declaração de Salamanca, 1994; Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência/ONU – Ratificada pelo Decreto nº 6949/2009; Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC 2008), nas últimas décadas se pode observar aumento de deficientes concluintes dos Ensinos Fundamental e Médio. Estes hoje adolescentes, jovens e adultos que buscam uma formação profissional para atuar no mercado de trabalho de maneira independente e efetiva, assim exercendo plenamente seus direitos de cidadãos. O acesso à educação é um direito de todos preconizado pela nossa Constituição Federal de 1988 (art. 205), e o Instituto Federal do Paraná como entidade pública de ensino gratuito e de qualidade deve permitir que a permanência destes alunos em seus cursos se dê da melhor maneira possível, com o melhor aproveitamento e aprendizagem. Este projeto objetiva auxiliar na elaboração de momentos de capacitação, conscientização e sensibilização da comunidade acadêmica do IFPR Câmpus Londrina sobre as deficiências, principalmente a respeito daquelas que estão presentes em nosso câmpus, para possibilitar uma real inclusão desses estudantes. As atividades tiveram início no mês de abril deste ano e se encerram em novembro. De abril até agosto foram feitos estudos da literatura sobre o assunto, reuniões para discussão do tema, elaboração e apresentação de uma palestra sobre Educação de Surdos com a presença de especialistas externos ao IFPR. Buscamos permitir uma maior integração entre a comunidade escolar de modo geral, entre servidores e estes alunos com alguma necessidade específica. Possibilitar maior entendimento sobre as necessidades específicas, ter noção em como lidar com essas pessoas. O acesso à educação é um direito de todos preconizado pela nossa Constituição Federal de 1988 (art. 205), e o Instituto Federal do Paraná como entidade pública de ensino gratuito e de qualidade deve permitir que a permanência destes alunos em seus cursos se dê da melhor maneira possível, com o melhor aproveitamento e aprendizagem. Este projeto objetiva auxiliar na elaboração de momentos de capacitação, conscientização e sensibilização da comunidade acadêmica do IFPR Câmpus Londrina sobre as deficiências, principalmente a respeito daquelas que estão presentes em nosso câmpus, para possibilitar uma real inclusão desses estudantes. As atividades tiveram início no mês de abril deste ano e se encerram em novembro. De abril até agosto foram feitos estudos da literatura sobre o assunto, reuniões para discussão do tema, elaboração e apresentação de uma palestra sobre Educação de Surdos com a presença de especialistas externos ao IFPR. Buscamos permitir uma maior integração entre a comunidade escolar de modo geral, entre servidores e estes alunos com alguma necessidade específica. Possibilitar maior entendimento sobre as necessidades específicas, ter noção em como lidar com essas pessoas, compreender que a diversidade deixa a sociedade mais rica de cultura e humanidade. Este resultado acontecerá em longo prazo objetivando uma cultura, em que criaremos no IFPR a cultura do respeito, da humanidade e da inclusão.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão; Acessibilidade; Surdez.