A pesquisa e desenvolvimento na visão dos alunos recém promovidos ao ensino médio.

[menu name=”Anais”]

 

RESUMO

Este trabalho tem como tema “a pesquisa e desenvolvimento na visão dos alunos recém promovidos ao ensino médio”, tem como objetivo verificar o nível de compreensão dos alunos do Ensino Médio, no que diz respeito ao entendimento do que é pesquisa e desenvolvimento, em relação ao conhecimento prévio trazido do Ensino Fundamental, analisando se este conhecimento prévio é suficiente para a compreensão do que é pesquisa e desenvolvimento no tocante a CT (ciência e tecnologia). Foi aplicado um questionário contendo seis questões abertas, utilizamos para isto o questionário VOSTS – Views on Science-Technology Society de Aikenhead e Ryan (1989), questionário Canadense já validado e ponto de partida para várias pesquisas ao redor do mundo, que analisa a compreensão e o entendimento de alunos do Ensino Médio sobre a Ciência e Tecnologia, este questionário possui 114 questões, de onde elencamos seis questões que nos interessa diretamente nessa pesquisa, destas seis questões elencadas, priorizamos uma questão, “a ciência e a tecnologia são importantes para a pesquisa e desenvolvimento. O que significa pesquisa e desenvolvimento para você”, que continha cinco alternativas de respostas, dando significado ao questionamento sobre a pesquisa e desenvolvimento, cada alternativa de resposta possui uma escala Likert, composta dos itens, discordo, indiferente, concordo, não entendo e não sei, onde os alunos precisavam se posicionar assinalando somente uma das respostas na escala, após a aplicação recolhermos o questionário para fazer uma análise dos dados coletados, pontuando sobre as dificuldades e facilidades sobre o tema proposto.

PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa; Desenvolvimento; Ensino Médio; VOSTS.