Hidroponia: estudo de uma proposta transdisciplinar de ensino, para alunos do técnico em informática integrado ao Ensino Médio.

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  • Camila Bueno Silva
  • Jhonny Brendo Sabino da Silva
  • Deyse Sanae Ota
  • Livit Lorran dos Santos
  • Jefferson Sussumu de Aguiar Hachiya
  • Orientador – jefferson.hachiya@ifpr.edu.br

RESUMO

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, definidas na Resolução CEB Nº 3, de 26 de Junho de 1998 no seu art. 5º cita que as escolas organizarão seus currículos, entre outros, de modo a: “adotar metodologias de ensino diversificadas, que estimulem a reconstrução do conhecimento e mobilizem o raciocínio, a experimentação, a solução de problemas e outras competências cognitivas superiores”; No art. 6º cita: “Os princípios pedagógicos da identidade, diversidade e autonomia, da interdisciplinaridade e da contextualização, serão adotados como estruturadores dos currículos do Ensino Médio.” O art. 8º, inciso I, cita que na observância da Interdisciplinaridade as escolas terão presente que: “A interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, partirá do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de negação, de complementação, de ampliação, de iluminação de aspectos não distinguidos.”. Desta forma o projeto “Hidroponia: Estudo de uma proposta transdisciplinar de ensino, para alunos do Técnico em informática integrado ao ensino médio”, pretende a criar de uma proposta que vai de encontro com as diretrizes curriculares nacionais, visando uma metodologia que facilita o processo de ensino aprendizagem de forma diferenciada na tradicional, podendo formar cidadãos com visão critico-cientifico por meio de um ensino transdisciplinar. A promoção da inclusão científica ocorrerá a partir do cultivo de plantas em ambiente contendo um fluxo laminar de água, conhecido como hidroponia, sendo desenvolvido no espaço físico do Campus do IFPR-Londrina, onde pretende-se reaproveitar a água: proveniente da chuva e a usada no resfriamento de destiladores nos laboratórios do instituto, pois o cultivo hidropônico exige uma grande quantidade de água. A realização de medidas de pH, condutividade, dureza da água, desenvolvimento fisiológico da plantas, luminosidade da estufa são fundamentais para o cultivo de plantas nesse ambiente, para isso serão desenvolvidos equipamentos que automatizem o processo, permitindo que os alunos desenvolvam medidores e protótipos ainda não existentes no mercado, integrando o ensino técnico a disciplinas do núcleo básico como física, química, biologia, matemática a disciplinas do curso técnico em informática, dessa forma os alunos desenvolveram um ensino integrado e transdisciplinar, comtemplando as habilidades e competências exigidas nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio como: estudos de clima/temperatura, para determinação da localidade de instalação da estufa de plantas no câmpus do IFPR-Londrina, estudo da fisiologia de crescimento e cultivo de planta em ambiente de fertirrigação, desenvolver a capacidade de trabalho em rede, por meio da troca de experiências com os outros câmpus e instituições de ensino, produção de softwares para organização e criação dos bancos de dados bioquímicos, podendo produzir material didático para o Ensino Médio Integrado, estruturando uma rede de pesquisa e iniciação científico júnior entre os câmpus do Instituto Federal do Paraná.

PALAVRAS-CHAVE: Hidroponia; Automação; Transdisciplinaridade.