Construção de um sistema para leitura da produção e/ou consumo de energia elétrica.

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  • João Vitor Liuti Santos
  • Ulisses Enrique Colonheze
  • Flávio Henrique de Oliveira
  • GIlson Doi Junior
  • Jefferson Sussumu de Aguiar Hachiya
  • Marcelo Estevam
  • Matheus de Matos Oliveira
  • Paulo Antonio Cypriano Pereira
  • Leonardo Carmezini Marques
  • Orientador – leonardo.carmezini@ifpr.edu.br

RESUMO

A sociedade vive e se desenvolve com base no consumo de energia. Uma das principais modalidades utilizadas é a energia elétrica, a qual contribuí com 76,9% da matriz elétrica brasileira. Nesse desenvolvimento se faz cada vez mais necessário a diversificação das formas de produção de energia elétrica. Por outro lado, produzir energia elétrica requer altos investimentos financeiros, os quais são repassados para a população, e causam diversos tipos de impactos ao meio ambiente. Uma solução para minimização destes problemas pode estar na complementação da energia elétrica fornecida pela rede nacional por meio de geradores de pequeno porte, como turbinas aerogeradoras e painéis solares. Atualmente, existem diversos modelos que podem ser utilizados de modo residencial. O presente trabalho propõe criar um sistema para avaliar uma estação hibrida de geração de energia elétrica composta por uma mini turbina aerogeradora e duas placas fotovoltáicas. Esse sistema deve ser capaz de realizar leituras da potência gerada e da potência utilizada por meio de sensores de corrente elétrica integrados a placas miniprocessadoras e conectadas a computadores equipados com software de aquisição de dados, a ser criado neste projeto. Estudantes do curso técnico de informática integrado ao ensino médio participarão de todo o processo científico de compreensão, montagem, criação do sistema de aquisição, coleta e análise dos dados e divulgação dos resultados. Professores de diversas áreas orientarão os alunos durante o desenvolvimento do projeto valendo-se de práticas interdisciplinares e transdiciplinares, características de uma instituição moderna de ensino.

PALAVRAS-CHAVE: Energia Elétrica; Fontes Renováveis; Sustentabilidade.