[menu name=”Anais”]
- Marcelo Noris Bernardes de Souza
- Judith Almeida Duarte
- Josiane Mainardes Silva
- Juliana Gomes Fernandes
- Juliane Pagliari Araujo
- Leonardo Lemes Rodrigues Gutierres
- Pedro Paulo Boaventura Grein
- Simone Roecker
- Jackeline Tiemy Guinoza Siraichi
- Orientador – jackeline.guinoza@ifpr.edu.br
RESUMO
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio motor perceptivo, emocional e comportamental que necessita da inclusão dos pais para efetividade do tratamento. A massagem é uma forma complementar ao tratamento do TDAH sendo realizada pelo terapeuta, porém os pais podem aprender alguns movimentos básicos e aplicar a técnica adaptada em seus filhos. A fim de promover esta interação, o objetivo deste trabalho será criar um material lúdico de apoio (livro de estória) aos pais, que apresentará de maneira descontraída e prazerosa, orientações aos pais quanto à patologia do TDAH, bem como, uma sequência simples de massagem a ser utilizada no tratamento desse transtorno. Para isso, será realizada pesquisa referente ao tema e após leitura e releitura do material, o mesmo será construído em forma de estória infantil a fim de melhor integrar a criança à família. Após a redação da estória, será realizada a ilustração dos textos. Neste momento, o lado criativo dos alunos e colaboradores dará vida ao material. O material será entregue para um grupo de pais/cuidadores de crianças portadoras de TDAH e os mesmos serão orientados pelos alunos quanto à forma de utilização. Após alguns meses de uso e contato com o livro, os alunos irão realizar uma entrevista semiestruturada com os pais dessas crianças, a fim saber como foi essa experiência e se houve melhora no relacionamento familiar. Espera-se que ao final do projeto os laços familiares e a integração entre pais e filhos hiperativos sejam retomados por meio do toque e orientações apresentadas nesse material de apoio.
PALAVRAS-CHAVE: TDAH; Material de Apoio aos Pais; Massagem; Criança; Adolescente.