Estratégia para qualificação do Ensino Técnico – projeto educação em saúde: ajudar, buscar, conhecer (A,B, C).

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  • Elisangela Gonçalves da Silva Santos
  • Rosa Aparecida Arzoli Domingues
  • Ana Carolina de Athayde Raymundi Braz
  • Cesar Junior Aparecido de Carvalho
  • Denise Albieri Jodas Salvagioni
  • Diogo Roberto Olsen
  • Fernando Accorsi
  • Gabrielle Jacklin Eler
  • Juliane Pagliari Araujo
  • Luciana Oliveira Cazetta
  • Renata Pacheco Abreu
  • Rosângela Cabral
  • Roberta Ramos Pinto
  • Rosana Claudia de Assunção
  • Simone Roecker
  • Berenice Tomoko Tatibana
  • Orientadora – berenice.tatibana@ifpr.edu.br

RESUMO

A proposta do Projeto Educação em Saúde: Ajudar, Buscar, Conhecer (A,B, C) contribui para a formação profissional e integra-se ao Programa Saúde na Escola (PSE) e com a rede de assistência à saúde. Esta integração e articulação da educação e da saúde proporciona melhoria da qualidade de vida da população e objetiva contribuir para a formação integral dos estudantes com realização de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Trabalha a epidemiologia com as outras áreas do campo da saúde coletiva e da educação, na qual as concepções teóricas e técnicas de abordagem aprimoram o entendimento das inter-relações entre os fenômenos da vigilância epidemiológica e a interpretação de forma sistêmica. com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento da população-alvo. Há atividades de educação e saúde, levantamentos de dados epidemiológicos, em territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família, o que viabiliza a criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação. O Município de Londrina aderiu ao PSE em 2013. Houve pactuação com as Equipes Saúde da Família (ESF) com monitoramento pelo e-SUS/AB e Simec. A proposta é atender uma ESF do Município e estender para outras regiões de forma incremental. Para tanto, a primeira escola selecionada foi a Joaquim Vicente de Castro e as turmas foram de pré-escolares ao primeiro ano. Do lado Institucional, traz resultados que fortalecem projetos que fomentem a capacidade da comunidade acadêmica, qualifica as relações inter e transdisciplinares e abre campo para elaboração de uma praxis em um conhecimento acadêmico que traz a Promoção da Saúde como aporte da produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade. Atende a necessidade dos cursos, certifica o aluno e permite ao acadêmico vivenciar e aplicar o conhecimento técnico formal no mundo real apresentado pela Extensão. A equipe do projeto, neste contexto, contribui para o fortalecimento das pesquisas, da extensão e da construção de uma rede articulada entre educação e saúde. Apoio: Programa Bolsa de Extensão/ Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão/PROEPI/IFPR

PALAVRAS-CHAVE: Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Extensão.