[menu name=”Anais”]
- Myrella Vaenia da Luz Fernandes
- Selma Sales dos Santos
- Cesar Junior Aparecido de Carvalho
- Fernando Accorsi
- Gabrielle Jacklin Eler
- Juliane Pagliari Araujo
- Renata Pacheco Abreu
- Roberta Ramos Pinto
- Rosângela Cabral
- Berenice Tomoko Tatibana
- Orientador – berenice.tatibana@ifpr.edu.br
RESUMO
Promover a capacitação de jovens e adolescentes em temas relacionados a vida sexual e reprodutiva, predispõe torná-los menos vulneráveis aos riscos aos quais estão expostos como: gravidez não planejada, infecção por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), uso e abuso de drogas licitas e ilícitas, dentre outros . O que torna a inserção da educação sexual nas instituições de ensino do país fundamental para a difusão e propagação de conhecimentos relacionados a promoção da saúde e educação preventiva entre os jovens e adolescentes. Partindo deste pressuposto, o “Programa de inovação na promoção da saúde, educação inclusiva e tecnologias: suporte aos arranjos produtivos locais, sociais e culturais – Nossa gente, nosso novo futuro” apresenta-se para auxiliar na formação de jovens e adolescentes, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde; na qual todas as ações desenvolvidas partem da integração entre Saúde e Educação. O projeto é desenvolvido por acadêmicos de diversos cursos do IFPR/Campus Londrina, e é executado em parceria com outras instituições. Possibilita aos alunos do IFPR, experiências valiosas no que tange a educação em saúde, por meio de uma prática dinâmica e interativa com a qual os temas são tratados e um diálogo com as carências e anseios que os sujeitos participantes apresentam. Aos alunos bolsistas, por meio da utilização de metodologia participante como instrumento de ensino aprendizagem, oportuniza a relação dialógica de conhecimento e saber socialmente e academicamente construídos em ações diretas e em contato com a comunidade, procurando trabalhar a responsabilidade social e contribuir com as condições de permanência do aluno de nível técnico. Assim, auxilia não somente para a formação de jovens e adolescentes corresponsabilizados e comprometidos no desenvolvimento de ações seguras e preventivas, mas também na formação dos alunos do Projeto que empenhados no seu desenvolvimento tem reconhecido novos meios de se promover e práticar saúde, contribuindo para a formação de profissionais dinâmicos, críticos e reflexivos. Apoio:Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão/PROEPI/IFPR
PALAVRAS-CHAVE: Promoção da Saúde; Relações Comunidade-Instituição; Adolescente.