Utilização de padrão interno vaporizado na avaliação dos metais pesados presentes na atmosfera de Londrina/PR por EDXRF.

[menu name=”Anais”]

  • Leonardo Aparecido Camargo Costa
  • Raquel França Pereira
  • Beatriz Maestro dos Santos
  • Jefferson Sussumu de Aguiar Hachiya
  • Leonardo Carmezini Marques
  • Lucas Fronza Oliveira
  • Paulo Antonio Cypriano Pereira
  • Victória Cristina Gomes de Lima
  • Marcelo Estevam
  • Orientador – marcelo.estevam@ifpr.edu.br

RESUMO

A poluição do ar, especialmente nas grandes cidades tem sido associada ao agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e neurológicas, especialmente em crianças e idosos. Os impactos dos poluentes presentes no ar, devido a sua deposição sobre ecossistemas, podem ocasionar acidificação das águas, seus biomas, o solo e as plantas, levando à redução da capacidade fotossintética. A evolução socioeconômica do sistema, que compreende a agricultura, a indústria e o transporte têm mostrado sua influência no meio ambiente, sendo necessário o acompanhamento e estudo das substâncias presentes no aerossol contido na troposfera. O objetivo principal do trabalho foi avaliar a presença de metais pesados no material particulado em suspensão da atmosfera de Londrina (PR) e sua comparação com estudos já realizados. A amostragem foi realizada utilizando um aparato de aspiração de ar, filtragem e posterior determinação do volume total filtrado. As amostras foram analisadas pela técnica de fluorescência de raios X por dispersão em energia (EDXRF) utilizando um EDX Shimadzu 7000. As excitações e detecções dos raios característicos foram realizadas sob atmosfera de ar e vácuo, quantificando-se os elementos químicos na faixa do Al ao U (50kV e 17µA) e Na-Sc (15kV e 310 µA), foi utilizado Se como padrão interno. Foi possível quantificar e analisar as variações temporais e climatológicas na concentração de elementos pesados na atmosfera de Londrina (PR). A degradação da qualidade do ar decorre de um conjunto de fatores como as taxas de emissões de poluentes, a localização e a concentração das fontes (fixas ou estacionárias), (movéis e agrossilvoplastoris), as características físico-químicas dos poluentes emitidos, bem como a dispersão destes na atmosfera e as reações químicas que acontecem entre eles, as quais são fortemente influenciadas pelas condições climato-meteorológicas.

PALAVRAS-CHAVE: Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS); Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE); Fluorescência de Raios X (XRF).