Qualidade de vida dos estudantes atendidos pelos programas de assistência estudantil no Câmpus Londrina.

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  • Danilo Dias Soares Silva
  • Gelta Luiza Penafiel Bueno
  • Lucas de Moraes Negri
  • Mayara de Paula Venancio do Prado
  • Renata Pacheco Abreu
  • Orientadora – renata.abreu@ifpr.edu.br

RESUMO

O presente trabalho é resultado de pesquisa realizada pelo Projeto PBIS intitulado “Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes dos Cursos Presenciais do Câmpus Londrina” e pretende divulgar os resultados obtidos a partir da aplicação de questionário, por meio eletrônico, aos estudantes atendidos pelos programas de assistência estudantil do IFPR. O referido questionário, além de abordar dados socioeconômicos e culturais, trata do tema qualidade de vida destes estudantes. Importante destacar que a construção do questionário foi realizada de forma coletiva, com ampla participação de todos os envolvidos no projeto PBIS (bolsistas, colaboradores/as e orientadora), contando com o aporte bibliográfico e questionários desenvolvidos pela DAES e por outros profissionais do IFPR. Questões sobre alimentação, saúde, prática de atividades físicas, dentre outras, são levantadas. A partir do levantamento de tais pontos, pretende-se traçar um perfil destes estudantes, identificando, inclusive, possíveis fatores de estresse que venham a interferir em sua vida acadêmica. Pretende-se também observar possíveis áreas para atuação dos profissionais envolvidos com a assistência estudantil no Câmpus Londrina. Espera-se, assim, que o resultado obtido contribua para a proposição e desenvolvimento de ações pelo Câmpus Londrina que proporcionem melhorias ao atendimento ao estudante. A intenção é que, posteriormente, seja realizada o referido levantamento com todos os estudantes do câmpus.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Assistência Estudantil; Qualidade de Vida.