Paideia: aprendendo a aprender com a experimentação docente.

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RESUMO

No percurso da pesquisa, cujo escopo é a reflexão, questionamento e proposição acerca das práticas didático pedagógicas, vimos identificando que diversas são as experiências de instituições e práticas educacionais alternativas à tradição escolásticas, com resultados altamente positivos. A partir, portanto, da fase inicial do projeto, constituída por um levantamento dessas experiências, constituem-se os resultados parciais que se compõem num Mapa Educacional Inovador em que constam as instituições e suas orientações educacionais. Pode-se ainda observar, não apenas a flexibilização legal como previsão de experiências didático pedagógicas inovadoras, mas uma orientação dos documentos oficiais que indicam essa inovação, num esforço para fomentá-la e instituí-la a despeito da tradição. Nesse sentido, analisando em paralelo as experiências inovadoras, os documentos legais e os institucionais da Rede Federal de Educação, observou-se, outrossim, uma vocação dos Institutos Federais à inovação pedagógica, para a qual, fazem-se necessários estudos e discussões que balizem a ousadia da experimentação docente. Apesar de haverem diversas orientações das referidas experiências, nota-se ser comum alguns aspectos a partir dos quais se possam qualificar como inovadoras, dentre eles: a democracia como prática pedagógica – em que os estudantes sejam partícipes, atuantes e protagonistas do seu percurso acadêmico; a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e o multirreferencial como abordagem metodológica, superando a tradição fragmentária das disciplinas; a contextualização e aplicação dos saberes como recursos à aprendizagem significativa, entre outros que se podem elencar. A apresentação que se propõe fazer, portanto, prevê a apresentação do Mapa Educacional Inovador com o traçado de alguns desses principais aspectos de cada orientação inovadora, bem como a aproximação em que vá ao encontro da legislação e documentos institucionais da Rede Federal de Educação.

PALAVRAS-CHAVE: Inovação; Experimentação; Paideia.