Perfil socioeconômico e cultural dos/das estudantes atendidos/as pelos Programas de Assistência Estudantil no Câmpus Londrina.

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  • Mayara de Paula Venancio do Prado
  • Danilo Dias Soares Silva
  • Gelta Luiza Penafiel Bueno
  • Lucas de Moraes Negri
  • Renata Pacheco Abreu
  • Orientadora – renata.abreu@ifpr.edu.br

RESUMO

O presente trabalho é resultado de pesquisa realizada pelo Projeto PBIS intitulado “Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes dos Cursos Presenciais do Câmpus Londrina” e objetiva socializar as informações obtidas através de levantamento do perfil dos/as estudantes atendidos/as pelos programas de assistência estudantil do Câmpus Londrina. O Decreto 7.234, de 10/07/2010, institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil e estabelece como público prioritário para atendimento os/as estudantes oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínino e meio. A Assistência Estudantil é entendida como política que se dá no âmbito da Educação e que se realiza através de programas e projetos, compreendendo diversos aspectos dos direitos humanos. A Assistência Estudantil inclui, dentre outras, ações voltadas para assistência à saúde, apoio pedagógico, acompanhamento de estudantes com necessidades educacionais específicas e fornecimento de recursos financeiros para a manutenção do estudante. Dessa forma, busca contribuir para permanência e êxito dos estudantes nos seus estudos, apresentando-se como importante ferramenta para o combate à evasão. No Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Diretoria de Assistência Estudantil e de Atividades Especiais é responsável por planejar, elaborar, implementar, acompanhar e avaliar a Política de Assistência Estudantil no IFPR. O/a assistente social é o/a profissional responsável pela seleção dos estudantes a serem contemplados pelos auxílios e bolsas dos programas, tendo em vista que, de acordo com a Lei 8.662, de 07/06/1993 (Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social) é atribuição privativa deste/a profissional a realização de tal tarefa. A partir da aplicação de questionários, por meio eletrônico, aos estudantes que compõem o universo desta pesquisa, procurou-se conhecer um pouco mais sobre sua realidade de vida, indo além das informações sobre renda familiar. Importante destacar que a construção do questionário foi realizada de forma coletiva, com ampla participação de todos os envolvidos no projeto PBIS (bolsistas, colaboradores/as e orientadora), contando com o aporte bibliográfico e questionários desenvolvidos pela DAES e por outros profissionais do IFPR. No questionário aplicado são abordados , além dos dados econômicos, temas como composição familiar, percurso escolar, condições de moradia, condições de acesso à saúde, atividades de cultura e lazer e informações sobre qualidade de vida. Também são trazidas questões relativas à importância de sua participação nos programas de assistência estudantil e qual sua percepção sobre a Política de Assistência Estudantil no IFPR.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Assistência Estudantil; Perfil Socioeconômico e Cultural.