Promovendo educação em saúde bucal com teatro de fantoches.

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  • Selma Sales dos Santos
  • Aline dos Santos
  • Gabrielle Jacklin Eler
  • Lucas de Moraes Negri
  • Luciana Oliveira Cazetta
  • Rosa Aparecida Arzoli Domingues
  • Berenice Tomoko Tatibana
  • Orientadora – berenice.tatibana@ifpr.edu.br

RESUMO

A Educação em saúde é importante estratégia de trabalho no Programa de extensão desenvolvido no IFPR Campus Londrina que, ao trabalhar com a população alvo infantil, tem o potencial de oportunizar a fixação do autocuidado, no processo de amadurecimento, a partir das idades mais precoces. O objetivo é não só garantir aos sujeitos tornarem-se detentores de autonomia para o autocuidado bem como ofertar aos alunos bolsistas e voluntários e profissionais envolvidos uma prática na qual saberes formais buscam na integração com a comunidade por meio de projetos de extensão, o pensar a práxis e reinventá-la no campo, envolvendo a responsabilidade social. Através do planejamento e da organização destas atividades de educação em saúde há uma troca de experiência na construção do conhecimento a partir da realidade. Em particular, nesta proposta acadêmica/escolar de ensino-aprendizagem, oferta-se aos alunos participantes do Programa de Inclusão social (PBIS)/IFPR a participação ativa no programa de extensão desenvolvido no Câmpus Londrina, denominado “Programa de inovação na promoção da saúde, educação inclusiva e tecnologias: suporte aos arranjos produtivos locais, sociais e culturais – Nossa gente, nosso novo futuro”, que nasceu em um contexto histórico e de necessidades das demandas loco-regionais. Com objetivo de sensibilizar de forma lúdica as crianças atendidas sobre aspectos importantes da saúde bucal, a equipe do projeto, junto com a da estratégia Saúde da Família (PSF), neste ano de 2014, realizou uma série de atividades educativas em saúde na escola Joaquim Vicente de Castro, no território de adscrição da Unidade de Saúde da Família (USF) Cafezal, na zona sul de Londrina-Paraná. As crianças assistidas no local possuem de 06 a 09 anos, as práticas educativas acontecerem semanalmente, contado com a presença de membros da Equipe de Saúde da Família oportunizando ainda, maior contato desta, com a comunidade. A opção por trabalhar com o Teatro de Fantoches oportunizou maior integração equipe de saúde-usuário, além de ofertar a prática da educação em saúde aos alunos do Curso Técnico em saúde Bucal. Em cada encontro, após a dramatização, efetua-se processo avaliativo para averiguar o entendimento e a assimilação das informações pelas crianças, através da análise dos desenhos feitos pelas crianças após apresentação, comprova-se a total compreensão da mensagem da história e apreensão do tema. O Teatro de Fantoches auxiliou na problematização de informações; favoreceu a criação e o fortalecimento de vínculo entre a equipe do Projeto e crianças; oportunizou às crianças ampliarem conhecimentos sobre saúde, de acordo com seu nível de entendimento. Houve percepção pela equipe participante das ações do Projeto que o lúdico, através do Teatro de Fantoches, concorre diretamente para o aprendizado das crianças e, comparativamente à estratégia do uso de contação de histórias, para a equipe do projeto e condições locais, o teatro de fantoches foi mais eficaz. O importante é que este recurso em ações educativas em saúde para crianças, possibilita, de forma lúdica, despertar esses sujeitos para a cultura da auto-responsabilização pelo cuidado com a saúde, desenvolvendo material educativo de fácil utilização e baixo custo.

PALAVRAS-CHAVE: Promoção da Saúde; Teatro de Fantoches; Criança.