Como utilizar o cérebro: aprendendo com eficiência.

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Luís Otavio de Oliveira

  • Antonio Luciano Pereira da Silva Junior
  • Aline Cecília Ximenes de Andrade Bilbao
  • Orientadora – aline.bilbao@ifpr.edu.br

RESUMO

A educação, no Brasil, mostra-se, não raro, inefetiva. Em grande parte, tal inefetividade se dá pela falta de conhecimento, por parte dos alunos, acerca de métodos de estudo, aprendizado, funcionamento cerebral, armazenamento de informações. Tais dados, se conhecidos, passam a auxiliar o estudante a descobrir a melhor forma de reter informações, de um modo que essas informações fiquem gravadas na memória por um longo prazo. Durante toda a vida estudantil, os alunos recebem carga de disciplinas a serem estudadas. Posteriormente, essas disciplinas serão deles cobradas, com avaliações e pesquisas, para que possam ou não passar para o ano seguinte. Entretanto, apesar de haver essa cobrança, não existe um componente curricular que apresente a eles a forma como o cérebro armazena informações, tampouco há apresentação de quais ferramentas podem ser usadas para facilitar o caminho do aprendizado. Dessa forma, é comum encontrarmos alunos perdidos em meio aos estudos, achando diversas matérias chatas e maçantes, sem demonstrar entusiasmo algum em estudar. É com o intuito de difundir questões sobre aprendizado que foi desenvolvido esse projeto de PBIS, bem como para tornar o estudo menos chato, mais efetivo e, mais do que tudo, para transformar os alunos ouvintes em estudantes atuantes. Com esse projeto, é discutida a atuação dos países que possuem a melhor educação do mundo, a ideologia educacional adotada pelo Brasil, a mentalidade do aluno brasileiro, qual atuação dos pais e professores pode auxiliar na maturidade estudantil. Ainda, vários métodos de estudo são mostrados e desenvolvidos pelos bolsistas, usados em disciplinas escolares. Além disso, o estudante que faz parte deste projeto tem um tempo para traçar objetivos e metas na sua vida profissional, bem como no modo de adequar seu dia-a-dia a esses objetivos e metas, para que eles sejam alcançados.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizado; Métodos de Estudo; Ensino.