Desenvolvimento de desafios de robótica para ensino aprendizagem no IFPR, Câmpus Jacarezinho.

[menu name=”Anais”]

RESUMO

A crescente demanda de mão-de-obra qualificada do mercado esbarra muitas vezes no desinteresse de muitos alunos pela carreira tecnológica, devido principalmente a dificuldades ligadas à aprendizagem da matemática, física e química. Assim deve-se criar iniciativas que motivem e auxiliem esses alunos na aprendizagem e aprofundamento dos conceitos matemáticos, físicos e químicos. A utilização da robótica educacional como ferramenta de motivação e aprendizado tem crescido em todo país, principalmente para buscar a correção das deficiências das ciências exatas. Neste contexto o presente projeto visa à criação de um grupo de trabalho no IFPR, campus Jacarezinho para desenvolvimento de ferramentas de aprendizagem principalmente em física através da robótica educacional. Estas ações serão implementadas através do uso do kit de robótica LEGO® Mindstorms NXT 2.0 adquiridos recentemente pelo campus. Durante processo de construção destes dispositivos o estudante utilizará de conceitos mecânicos (estrutural e dinâmica), elétricos (controle e automação) e de programação, o que fará o estudante buscar soluções e em diversas áreas do conhecimento, fomentando a educação interdisciplinar. Em um primeiro momento o projeto trata essencialmente da utilização do kit para aplicações em física através da criação de dispositivos que façam a medida do valor da aceleração da gravidade. Esta medida será obtida através de uma modelagem matemática abordada através dos princípios de conservação de energia mecânica. Assim espera-se que o experimento seja capaz aproximar a medida da aceleração da gravidade. A utilização do kit de robótica LEGO® Mindstorms NXT 2.0 permitirá o levantamento da variação da posição com o tempo, fazendo com que o estudante entenda melhor os fenômenos físicos envolvidos no experimento.

PALAVRAS-CHAVE: Kit Lego; Mindstorms; Física; Gravidade.