As músicas contam histórias.

[menu name=”Anais”]

  • Walassan Vilela Francisquinho
  • Adelar Souza de Araujo Junior
  • Jucelino Biagini
  • Orientador – jucbiagini@hotmail.com

RESUMO

Nosso projeto de pesquisa parte da ideia de que o “texto não é um aglomerado de palavras” (PLATÃO; FIORIN 2007). Nesse sentido, buscamos apresentar gêneros textuais diferentes da concepção tradicional apresentada pela escola para esclarecer que há outras manifestações textuais diferentes das que os estudantes entendem por texto. De forma clara e gradativa os estudantes passam a compreender que fazer leituras é muito mais do que simplesmente encontrar significados às letras, palavras e expressões escritas, mas sim considerar além dos elementos linguísticos todas as possibilidades que fazem parte do contexto do objeto analisado. Compreender o contexto de produção do texto é sem dúvida a parte inicial para que o objeto de análise comece a tomar sentido e, a partir daí, os sentidos, muitas vezes dispostos implicitamente nos textos, possam ganhar vida e tornar significativo para os leitores. Nesse sentido, um trabalho que desenvolva a prática de leitura crítica de textos do gênero música fundamentado nas teorias que trabalhem com o texto na sala de aula (GERALDI, 1994), partindo desse gênero bastante explorado e apreciado pelos estudantes na atualidade, possibilitarão melhorias significativas nos aspectos de compreensão de gêneros diversos que fazem parte da vida não só escolar dos estudantes, mas também e, principalmente, da vida social deles.

PALAVRAS-CHAVE: Gênero Música; Formação de Leitor; Contexto de Produção.