Myths Vs. Legends: Card Game para ensino e aprendizagem de Língua Inglesa.

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RESUMO

O mercado de jogos, impulsionado principalmente pelos consoles de mídia física atuais e pelas plataformas virtuais, vem se tornando o mais popular e lucrativo entretenimento do mundo. É uma cena comum vermos pessoas das mais variadas faixas etárias experimentando algum jogo, seja por dispositivo móvel (celulares, tablets e notebooks) ou fixos (desktops e vídeo-games). Por outro lado, a Língua Inglesa (LI) também se consolidou sua onipresença em todas as áreas do cotidiano, majoritariamente nos espaços culturais, acadêmicos, tecnológicos e industriais. É possível afirmarmos, portanto, que os não-nativos aprendem sobre a LI pelo contato com as diversas formas e alta quantidade que ela se apresenta. E como os professores de LI da educação básica podem aproveitar o interesse dos estudantes pelos jogos em sala e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo? A partir deste questionamento surgiu o projeto de inovação (PIBIN) intitulado “Desenvolvimento de card game educativo para ensino e aprendizagem de Língua Inglesa” que, desde maio de 2014, está produzindo o card game “Myths versus Legends”. A metodologia para a construção do jogo embasou-se na sistemática de títulos consagrados tanto de manufaturados quanto on-line a partir da criação de um enredo original para dar vazão à construção dos personagens das cartas. O resultado esperado é possibilitar novas possibilidades pedagógicas aos docentes da rede pública de trabalhar com a LI de forma significativa não somente contemplando as habilidades de leitura, mas também sintática e morfológica.

PALAVRAS-CHAVE: Língua Inglesa; Ensino; Aprendizagem; Card Game; Inovação Pedagógica.