Leitura da imagem.

[menu name=”Anais”]

  • Bruno Porfirio Barboza
  • Vitória Sumaya Yoshizawa Tauil
  • Talita Canônico e Silva
  • Orientadora – talita.silva@ifpr.edu.br

RESUMO

Vivemos em contato com imagens desde o momento de nosso nascimento; imagens produzidas e reproduzidas de forma natural, mecânica. Absorvemos apenas o que sua camada superficial nos fornece. É comum nos depararmos com as logos de algumas empresas alimentícias e as cotar como marcantes e até atraentes, tendo essa opinião influenciada por fatores implícitos distribuídos de forma estratégica pela imagem através de sua cor, de sua composição e da posição dos ícones que a compõem. O que não sabemos é que estas imagens sempre direcionam nossos pensamentos e nossas escolhas. Determinados conjuntos de cores podem proporcionar alegria, tristeza, fome, ansiedade e diversos outros, que são sentimentos facilmente produzidos e assimilados por nosso cérebro quando estimulados pelo núcleo certo de ícones. O projeto “Leitura Da Imagem” traz como objetivo a execução de um curso mensal direcionado aos alunos do Instituto Federal do Paraná (Campus Jacarezinho) para a exposição e estudos de elementos subjetivos do qual a imagem é composta, estimulando assim uma visão mais crítica do aluno em relação a leitura de imagens e fornecendo a ele uma forma mais profunda da interpretação desta, seja ela um anúncio estático, uma propaganda televisiva, fotografias de artistas contemporâneos e antigos, curtas e longas-metragens e clipes musicais.

PALAVRAS-CHAVE: Imagem; Iconologia; Anúncios; Interpretação.