Plantas medicinais e produção animal como projeto integrador no curso técnico em agroecologia.

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  • Jhenifer da Silva Pereira
  • Aline de Souza
  • Elma José Rosa Teixeira
  • Vanessa Monteiro
  • Gisele Fernanda Mouro
  • Orientadora – gisele.mouro@ifpr.edu.br

RESUMO

A presente proposta de projeto integrador com tema sobre a produção animal na agroecologia corrobora com os principio da educação profissional de nível médio, que é “a pesquisa como princípio pedagógico”. Deverá instigar o estudante para a compreensão do ambiente que o cerca e de buscar diferentes conhecimentos para dar suporte para a resolução de problemas. Considerando que o aluno deve ser um agente ativo do seu próprio processo de ensino e aprendizagem, ao trabalhar em uma proposta como esta indissocia a prática da teoria. O objetivo deste trabalho é a construção do conhecimento sobre a utilização de plantas medicinais para a promoção as saúde animal em sistemas de criação. O projeto integrador é um componente curricular do Curso Técnico em Agroecologia do IFPR Câmpus Ivaiporã, desenvolvido durante o tempo de alternância, onde os estudantes têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos trabalhados durante o curso, na sua realidade, de forma integrada e interdisciplinar. O projeto está sendo realizado no campus Ivaiporã do IFPR. A proposta metodológica compreende as seguintes etapas: 1) estudos dirigidos, onde cada estudante deveria revisar pelo menos três autores diferentes sobre as plantas objeto de estudos; e 2) Elaboração do herbário de plantas medicinais, onde os estudantes coletam amostras das plantas, realizam a identificação botânica e elaboram as exsicatas; 3) Manejo do berçário de plantas medicinais com fins para a utilização em animais de produção, que compreende a coleta de mudas e sementes das espécies, o cultivo de base ecológica e a conservação e processamento do excedente de produção, com a manipulação de plantas desidratadas, tinturas e óleos essenciais; e 4) confecção de produtos elaborados a partir das plantas pesquisadas, com base em pesquisa bibliográfica. O exercício do conhecimento da realidade local e a partir disso, a intervenção nos sistemas de produção, contribui no processo formativo dos estudantes e vão ao encontro das diretrizes nacionais de ensino na área de agroecologia. O uso de fitoterápicos na produção animal vai ao encontro do produtor que busca a sustentabilidade do seu ciclo produtivo e ao atendimento do consumidor que busca alimentos seguros, e é essencial o conhecimento para estudantes que cursam o Curso Técnico em Agroecologia.

PALAVRAS-CHAVE: Agroecologia; Plantas Medicinais; Produção Animal; Projeto Integrador.