Gestão ambiental em propriedades em regime de economia familiar.

[menu name=”Anais”]

  • Kamila Batista Medeiros
  • Layla Thamires de Oliveira
  • Elma José Rosa Teixeira
  • José Henrique de Carvalho
  • Gisele Fernanda Mouro
  • Orientadora – gisele.mouro@ifpr.edu.br

RESUMO

A gestão ambiental de agroecossistemas é uma das dimensões no processo da transformação dos sistemas convencionais de produção em sistemas mais sustentáveis. O objetivo deste trabalho é diagnosticar indicadores de gestão ambiental em unidades produtivas de referência e a partir do diagnóstico, implantar ações transformadoras na realidade nestes agroecossitemas, exercitando a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. O projeto integrador é um componente curricular do Curso Técnico em Agroecologia do IFPR Câmpus Ivaiporã, desenvolvido durante o tempo de alternância, onde os estudantes têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos trabalhados durante o curso, na sua realidade, de forma integrada e interdisciplinar. O presente estudo também é parte do projeto de extensão “Ações integradas para a promoção de sistemas de produção de leite mais sustentáveis”. O estudo está sendo realizado em sete propriedades, denominadas Unidades Produtivas de Referência, vinculadas a projetos do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Território Vale do Ivaí. A proposta metodológica compreende de duas partes: 1) Estudo de diagnóstico sobre a gestão ambiental das unidades; 2) Coleta de água para análise de coliformes totais, E. coli, pH e condutividade elétrica e 3) Intervenção através de ações transformadoras da realidade. Após a realização do diagnóstico, os dados serão tabulados, e analisados por estatística descritiva. As Análises serão realizadas no Laboratório de Agroecologia do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Ivaiporã. O trabalho iniciou em julho de 2014 e possui término previsto para outubro de 2014. As UPRs estão localizadas nos municípios de Ivaiporã, Ariranha do Ivaí, Jardim Alegre e Lunardelli, estado do Paraná. O instrumento utilizado para realizar o diagnóstico foi elaborado pelos próprios estudantes a partir de revisão bibliográfica. O projeto está na fase de levantamento de dados de campo e coleta de amostras. O exercício do conhecimento da realidade local e a partir disso, a intervenção nos sistemas de produção, contribui no processo formativo dos estudantes e vão ao encontro das diretrizes nacionais de ensino na área de agroecologia.

PALAVRAS-CHAVE: Agroecologia; Agricultura Familiar; Conservação da Água; Resíduos Sólidos.