Regulamento

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III SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO – SE²PIN/IFPR

Ciência, tecnologia e desenvolvimento social”

 O Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (SE²PIN) do IFPR constitui-se em um evento anual organizado pela Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPI) e apoiado pela Pró-reitoria de Ensino (PROENS), com o objetivo de promover o encontro de pesquisadores e extensionistas de toda a instituição, possibilitando e estimulando a divulgação de seus trabalhos e a troca de experiências.

Nesta terceira edição serão incorporadas à programação do evento as visitas técnicas. Estas visitas têm como objetivo proporcionar aos estudantes um maior conhecimento sobre os arranjos produtivos e sociais locais da região do câmpus que sedia o evento. Deste modo, para que as visitas sejam realizadas por todos os participantes e sem prejuízo para as outras atividades, houve a necessidade de aumentar a duração do evento de 3 para 4 dias, ficando um dia inteiro reservado para os deslocamentos.

A Mostra de Robótica também é uma novidade que está sendo incorporada ao SE²PIN este ano. O objetivo é trazer para o evento as equipes que se destacaram na I Olimpíada IFPR de Robótica, enriquecendo-o ainda mais.

REGULAMENTO

1. Dos Objetivos

O III Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR – SE²PIN/IFPR tem por objetivos:

1.1 conhecer e divulgar as atividades relacionadas à extensão, ao ensino, à pesquisa e à inovação desenvolvidas nesta instituição;

1.2 aprimorar o processo de construção de políticas em torno da temática desta semana promovendo o intercâmbio de saberes produzidos no IFPR;

1.3 ser um espaço de reflexão, avaliação, integração e de elaboração de novas propostas considerando os objetivos do IFPR e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;

1.4 promover o interesse pela ciência, tecnologia e inovação entre discentes, docentes e técnicos administrativos, participantes ou não de programas de Iniciação Científica ou Extensão, de todos os câmpus do IFPR;

1.5 promover o engajamento progressivo de docentes, pesquisadores, técnicos e discentes em pesquisas básica e aplicada voltadas para o desenvolvimento sustentável do Estado do Paraná.

2. Da Realização

O III Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR será realizado nos dias 20, 21, 22 e 23 de outubro de 2014 nas dependências do câmpus Foz do Iguaçu, localizado na Avenida Araucária, 780 – Vila A, Região Norte – Foz do Iguaçu-PR, de acordo com a programação definida pela Comissão Organizadora.

3. Das Modalidades

O evento será composto por 5 (cinco) modalidades de apresentação e discussão de trabalhos, sendo:

3.1 comunicação oral: apresentação oral de produção científica e tecnológica;

3.2 pôster: apresentação com exposição gráfica de produção científica e tecnológica;

3.3 mostra IFTECH: apresentação dos dois produtos/protótipos mais bem avaliados da IFTECH de cada câmpus;

3.4 mostra de robótica: apresentação dos três primeiros colocados da Fase 2 da Olimpíada IFPR de Robótica;

3.5 apresentação cultural: apresentação de atividades artísticas desenvolvidas nos diversos câmpus do IFPR.

4. Dos Participantes

4.1 Poderão participar do Seminário todos os estudantes regularmente matriculados em algum câmpus do IFPR, servidores do IFPR, e pessoas da comunidade externa que tenham interesse na temática do evento, desde que realizem sua inscrição e que esta não extrapole o número de vagas definido em função do espaço físico.

4.2 É obrigatória e preferencial a participação de estudantes bolsistas vinculados a programas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Extensão em vigência neste ano de 2014. Caso o bolsista esteja no início do programa ele deverá fazer uma apresentação do seu projeto.

4.2.1 A não participação do estudante bolsista implicará em débito com a PROEPI tanto do estudante quanto de seu orientador.

4.2.2 A ausência do estudante bolsista só será abonada com a apresentação de justificativa por motivos de saúde.

4.3 É preferencial a participação de estudantes em apresentação de atividades culturais.

4.4 Estudantes menores de 18 anos residentes fora de Foz do Iguaçu que forem participar do evento devem ter autorização dos pais ou responsáveis, assinadas por estes e pelo Diretor Geral de seu câmpus, e estar acompanhados de ao menos um servidor do câmpus durante o evento.

4.5 Os servidores designados para acompanhamento dos estudantes que se encontrarem em horário de expediente devem ter autorização expressa das chefias e precisam fazer seu processo de inscrição como participantes do evento.

4.5.1 O acompanhamento dos estudantes por servidores ocorrerá na proporção de 7:1, ou seja, a cada 7 estudantes haverá 1 servidor acompanhando.

4.5.2 Os servidores designados a realizar o acompanhamento serão, preferencialmente: o Coordenador de Pesquisa e Extensão, o Coordenador de NIT, servidores inscritos como avaliadores, participantes de apresentação cultural, servidores orientadores de bolsistas.

5. Das Inscrições

5.1 As inscrições são gratuitas e obrigatórias para a escolha das atividades de interesse.

5.2 As inscrições serão feitas através do site www.sepin.ifpr.edu.brno período de 28/07/2014 a 25/08/2014.

5.3 Todos os participantes deverão inicialmente preencher o Cadastro Geral.

5.3.1 O participante poderá preencher o Cadastro uma única vez.

5.3 2 Ao preencher e enviar o Cadastro o participante receberá um nº de protocolo.

5.3.3 O inscrito poderá realizar alterações em sua inscrição, a qualquer momento, enquanto o período de inscrições estiver aberto.

5.3.4 Com o nº de protocolo o participante poderá realizar inscrição em modalidades de apresentação de trabalho, apresentação cultural e como avaliador.

5.4 Cada trabalho deverá ser inscrito uma única vez, independentemente do número de autores, e terá apenas um apresentador.

5.4.1 No ato da inscrição do trabalho deverão ser indicados os co-autores, orientador, responsável pela apresentação do trabalho e um suplente do apresentador.

5.4.2 Em caso de opção pela modalidade comunicação oral o apresentador do trabalho será o mesmo indicado para a apresentação na modalidade pôster.

5.5 Cada apresentação cultural deverá ser inscrita uma única vez, independentemente do número de participantes.

5.6 Os servidores interessados em atuar como avaliadores de trabalhos deverão indicar esta opção ao preencher o Cadastro Geral.

5.7 As inscrições para a mostra IFTECH deverão ser realizadas apenas pelos Coordenadores de NIT (chefes de seção de empreendedorismo e inovação) de cada câmpus em período a ser definido e divulgado no site www.sepin.ifpr.edu.br,até uma semana após a realização das IFTECH em todos os câmpus.

5.8 As inscrições dos três primeiros colocados da I Olimpíada IFPR de Robótica serão realizadas pelos Coordenadores de NIT dos câmpus de origem dos mesmos, em período a ser definido e divulgado no site www.sepin.ifpr.edu.br.

5.9 As inscrições são também obrigatórias para assegurar o credenciamento, o acesso às atividades da programação do evento e a entrega dos certificados.

5.10 O resultado com as inscrições aprovadas será divulgado no site www.sepin.ifpr.edu.br a partir do dia 15/09/2014.

6. Dos Resumos

6.1 Deverão ser submetidos resumos para todas as modalidades de apresentação de trabalho, com exceção das apresentações culturais.

6.2 Os resumos submetidos no ato da inscrição do trabalho deverão obedecer às seguintes instruções:

– Título

– Autores (a ordem de inclusão dos nomes dos autores será utilizada para os anais e o certificado, sendo o último o nome do orientador).

– E-mail para contato.

– O corpo do texto deverá ter um mínimo de 200 (duzentas) e um máximo de 500 (quinhentas) palavras.

– O texto deverá ser apresentado em um único parágrafo e indicar claramente o objetivo, incluir informações básicas sobre métodos, ater-se a informações essenciais para o entendimento do trabalho, mostrar os resultados mais importantes (se houver) e finalizar com uma conclusão.

– O resumo não poderá conter referências, gráficos, tabelas ou imagens.

– Incluir até 5 (cinco) palavras-chave.

– Para os estudantes bolsistas deverá ser indicada a fonte financiadora.

– O resumo poderá ser redigido em português ou inglês.

6.3 Os seguintes critérios serão observados para efeito de publicação do resumo nos anais do evento:

a) conteúdo em conformidade com o título do trabalho;

b) capacidade de síntese, considerando clareza, correção e adequação de linguagem do texto;

c) consistência metodológica;

d) redação científica de acordo com a norma culta da Língua;

e) formato do texto em conformidade com as normas estabelecidas para o evento;

6.4 Os anais do III SE²PIN/IFPR, contendo os resumos aprovados, estarão disponíveis no site do evento (http://sepin.ifpr.edu.br).

7. Da Comunicação Oral

7.1 A comunicação oral visa desenvolver entre os inscritos, além da prática de exposição dialogada dos trabalhos, um senso de comunidade científica e uma interação entre a comunidade do IFPR e os órgãos de fomento.

7.2 Serão disponibilizadas um total de 40 vagas para esta modalidade de apresentação de trabalho.

7.3 Os trabalhos inscritos nesta modalidade passarão por um processo se seleção que priorizará os resumos com melhor redação científica e que apresentem resultados consistentes, mesmo que parciais.

7.4 A lista de trabalhos aprovados para esta modalidade será divulgada no site do evento (http://sepin.ifpr.edu.br) até 20 dias antes do início do mesmo.

7.5 O local e o horário das apresentações serão divulgados no site do evento até o dia 15/10/2013. Um aparelho projetor e um computador estarão disponíveis para utilização durante a apresentação. O expositor deverá comparecer ao local estipulado com 10 (dez) minutos de antecedência.

7.6 Cada apresentação terá duração de 20 minutos, sendo 15 minutos para exposição e 5 minutos para arguição por parte da Comissão Avaliadora.

7.7 Na sala haverá um coordenador de apresentação que organizará a ordem e o tempo de apresentação e de perguntas. Na ausência de alguma apresentação, por qualquer motivo, não haverá alteração no cronograma, e em hipótese alguma o próximo inscrito deverá estar ausente da sala.

7.8 A exposição do trabalho será feita pelo autor apresentador ou seu suplente, ambos indicados no ato da inscrição do trabalho. Em caso de impossibilidade de comparecimento dos autores apresentadores os mesmos deverão comunicar a Comissão Organizadora apresentando uma justificativa.

7.8.1 Em caso de impossibilidade da presença do autor apresentador cadastrado a organização do evento deverá ser notificada via e-mail (sepin.proepi@ifpr.edu.br) sobre a substituição pelo suplente para que o certificado seja disponibilizado com o nome correto.

7.9 A comunicação oral será avaliada considerando-se:

– a contribuição do estudante no projeto de pesquisa;

– a apresentação dos objetivos, da metodologia, dos resultados e, se houver, das conclusões do trabalho;

– o domínio por parte do estudante do conteúdo do trabalho;

– a adequação ao tempo destinado para apresentação.

8. Do Pôster

8.1 A exposição dos pôsteres tem o objetivo de fomentar a comunidade de pesquisadores e extensionistas no âmbito do IFPR. Estão implícitas nessa atividade a apreciação da produção técnico-científica e a difusão dos conhecimentos e práticas empreendidos em nosso Instituto. Além do diálogo inerente a essa atividade deverão ficar evidentes nossos laços com o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais, sociais e culturais.

8.2 Esta modalidade de apresentação de trabalhos é obrigatória para os bolsistas vinculados aos seguintes programas:

a) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr IFPR e PIBIC-Jr/CNPq);

b) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC IFPR, PIBIC/FA, PIBIC/CNPq e PIBIC-Af/CNPq);

c) Programa Institucional de Bolsas de Extensão do IFPR;

d) Programa Institucional de Bolsas de Incentivo ao Empreendedorismo Inovador (PIBIN)

8.3 Serão disponibilizadas um total de 400 vagas para esta modalidade de apresentação de trabalho.

8.4 Os pôsteres deverão ser fixados na Área dos Banners, em local previamente identificado com o número de inscrição fornecido no credenciamento, sendo responsabilidade do autor o material necessário para fixação do pôster.

8.5 Os horários das apresentações e da certificação serão divulgados na programação do evento, disponível no site www.sepin.ifpr.edu.br, até o dia 15/10/2014.

8.6 Os pôsteres deverão ser confeccionados nas seguintes dimensões: 0,90 cm de largura por 1,00 cm de altura. A diagramação e a escolha das fontes, cores, imagens e objetos que compõem o pôster devem ser de visualização possível a uma distância de um metro do trabalho.

8.7 O título do trabalho deve ser idêntico ao título utilizado para o resumo.

8.8 O conteúdo do pôster poderá estar em português ou inglês.

8.9 Cada autor é responsável pela afixação, manutenção e retirada do seu pôster.

8.10 É obrigatória a permanência do autor no período de exposição do trabalho de acordo com a programação do evento e nos casos em que a Comissão Avaliadora julgar necessários. A ausência do autor no horário de exposição implicará na impossibilidade de avaliação, certificação e premiação.

8.11 Em caso de impedimento do bolsista apresentar seu pôster, devidamente justificado, poderá apresentá-lo um co-autor, bolsista voluntário ligado ao projeto ou mesmo o professor orientador.

8.12 O custeio da confecção dos pôsteres ficará por conta dos seus autores.

8.13 Caso o número de trabalhos inscritos seja maior que o número de vagas disponíveis será feita uma seleção de acordo com os critérios estabelecidos no item 6.2.

8.14 A lista de trabalhos aprovados será divulgada no site http://sepin.ifpr.edu.br até 30 dias após o encerramento das inscrições.

8.15 O pôster será avaliado considerando-se:

– o conteúdo;

– a objetividade;

– a clareza do texto e das ilustrações;

– a qualidade visual;

– o desempenho do estudante durante a apresentação.

9. Da Mostra IFTECH

9.1 A Feira de Inovação Tecnológica do IFPR – IFTECH, em sua segunda edição, é realizada nas dependências dos câmpus do IFPR e tem como objetivos:

– representar um espaço de apresentações e exposição de protótipos e produtos desenvolvidos pelos estudantes do IFPR sob coordenação dos professores orientadores;

– oferecer uma oportunidade de troca de experiências ligadas a conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores;

– estimular a criatividade empreendedora e inovadora dos estudantes, técnicos e professores.

9.2 A Feira será sediada entre os meses de agosto e setembro em duas diferentes linhas de fomento: 10 câmpus na linha 1, com o desenvolvimento e apresentação de no mínimo 10 protótipos ou produtos inovadores; e 2 câmpus na linha 2, com minimamente 5 protótipos ou produtos inovadores.

9.3 Os dois protótipos ou produtos inovadores mais bem avaliados em cada câmpus serão convidados a apresentar seus resultados inovadores no III SE2PIN, fortalecendo os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) de cada Câmpus e a política institucional de promoção da cultura empreendedora e inovadora dos professores, técnicos e estudantes do IFPR.

9.3.1 A inscrição deverá ser realizada pelo Coordenador de NIT de cada câmpus, de acordo com o item 5.7.

10. Da Mostra de Robótica

10.1 A I Olimpíada IFPR de Robótica segue os moldes da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que tem o intuito de ser um instrumento de melhoria do Ensino Fundamental e Médio e também de identificar jovens talentos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científicas. Tem por objetivos:

– proporcionar um espaço de aprendizagem, apresentação, exposição e competição de protótipos de robôs;

– estimular o interesse dos estudantes para a concepção, construção e programação destes protótipos a partir de kits de robótica educacional;

– oferecer uma oportunidade para troca de experiências científicas e tecnológicas ligadas à inovação.

10.2 Este evento é dividido em duas etapas: Fase 1 – ocorre no âmbito de cada câmpus selecionado em edital; Fase 2 – as equipes melhor classificadas na fase 1 competem entre si.

10.3 Na Fase 2 equipes de estudantes do IFPR, coordenadas por professores de cada câmpus, constroem seus “robôs”, simulam situações e competem entre si, o que possibilita a aplicação de conhecimentos teóricos e o aprofundamento dos estudos desenvolvidos em sala de aula e laboratórios.

10.4 Os três primeiros colocados da Fase 2, que ocorreu no dia 28/06/2014, serão convidados a apresentar os seus protótipos no III SE²PIN, integrando uma política institucional que visa a promoção de uma cultura inovadora no processo de formação dos estudantes do IFPR.

10.4.1 A inscrição deverá ser realizada pelo Coordenador de NIT do câmpus, de origem de acordo com o item 5.8.

11. Das Apresentações Culturais

11.1 As apresentações culturais têm por objetivo fomentar as práticas culturais no âmbito da instituição. No intuito de ser um espaço para demonstrar as atividades culturais desenvolvidas pela comunidade interna, espera-se contar com um número variado de manifestações e formas.

11.2 Nesta modalidade de participação os selecionados deverão apresentar uma atividade cultural desenvolvida nos câmpus do IFPR.

11.3 Apenas servidores do quadro e estudantes regularmente matriculados no IFPR poderão se inscrever nesta modalidade.

11.4 A organização do evento não se responsabilizará por transporte e estadia de integrantes de apresentação cultural que não forem estudantes ou servidores do IFPR.

11.5 O grupo deverá enviar um link de um vídeo da apresentação no youtube e/ou um release para o e-mail sepin.proepi@ifpr.edu.br.

11.6 O número de vagas será definido em função da duração das apresentações inscritas e do espaço físico disponível. Caso o número de apresentações inscritas não seja compatível com o espaço e tempo disponíveis será feita uma seleção de acordo com os seguintes critérios:

– avaliação do material (vídeo e release) enviado por e-mail;

– variedade das modalidades artísticas;

– adequação do tempo da apresentação com a programação do evento.

11.7 Será dada preferência para a apresentação de pelo menos uma inscrição por câmpus na modalidade apresentação cultural.

11.8 As condições e equipamentos necessários para a apresentação deverão ser indicados no ato da inscrição, em campo específico, e serão atendidos dentro das possibilidades de recursos.

11.9 Os locais e horários de realização serão divulgados na programação do evento, disponível no site www.sepin.ifpr.edu.br até o dia 15/10/2014.

12. Das Visitas Técnicas

12.1 Durante o III SE²PIN/IFPR serão realizadas visitas técnicas nas seguintes instituições: Parque Tecnológico Itaipu, Parque Nacional do Iguaçu e Itaipu Binacional.

12.2 As visitas, que ocorrerão ao longo do terceiro dia de evento, serão realizadas por todos os participantes, os quais serão organizados em subgrupos.

12.3 No ato do credenciamento os participantes serão informados sobre os horários e subgrupos aos quais pertencem.

13. Da Avaliação e Certificação dos Trabalhos

13.1 Os trabalhos serão avaliados, de acordo com a grande área em que foram inscritos, por avaliadores da mesma grande área.

13.2 Os servidores interessados em fazer avaliações devem se inscrever no evento indicando o interesse em ser avaliadores no ato da inscrição.

13.3 Os avaliadores deverão analisar os trabalhos sob sua responsabilidade durante o evento em data e horário designados previamente e deverão comunicar a Comissão Organizadora no caso de impossibilidade de fazê-lo.

13.4 Cada avaliador emitirá uma nota (0 a 10), a qual será considerada para a pontuação e premiação dos trabalhos.

13.5 Os autores que não estiverem no local de exposição do trabalho não serão avaliados e o trabalho não receberá nota nem certificado.

13.6 Os trabalhos aprovados para apresentação nas modalidades Pôster, Comunicação Oral, Mostra IFTECH, Mostra de Robótica e Apresentação Cultural receberão Certificado de Apresentação logo após a conclusão da respectiva modalidade. O certificado será entregue ao(s) autor(es) presente(s) no local.

14. Da Premiação

14.1 Os trabalhos com maiores notas em cada uma das grandes áreas serão premiados com troféu e certificado.

14.2 Os trabalhos considerados mais criativos, inovadores e de qualidade serão indicados pelo IFPR como participantes finalistas na 13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).

14.2.1 O número de trabalhos que serão indicados à FEBRACE será divulgado no site www.sepin.ifpr.edu.br.

15. Da Ajuda de Custo

15.1 A ajuda de custo contempla hospedagem e alimentação.

15.2 Será concedida ajuda de custo aos estudantes que farão apresentação de trabalho e/ou artística.

15.2.1 Esta ajuda poderá ser fornecida totalmente pelo evento ou através da concessão de auxílio via Programa de Apoio a Participação em Eventos – DAES/PROENS.

15.2.2 No caso da concessão do auxílio via DAES/PROENS é preciso que o estudante tenha conta corrente no BANCO DO BRASIL.

15.3 Também receberão ajuda de custo os professores que vierem ao evento acompanhando os estudantes.

15.3.1 Para os professores a ajuda de custo será fornecida pelo evento.

15.4 Outros participantes que não sejam estudantes apresentadores de trabalho científico/cultural ou professores acompanhantes não receberão ajuda de custo.

16. Das Disposições Finais

16.1 Apenas os trabalhos inscritos cujos resumos atendam às instruções contidas no item 6 deste regulamento serão incluídos nos anais do evento, disponíveis no site www.sepin.ifpr.edu.br.

16.2 Solicitações de certificados serão atendidas dentro de um prazo máximo de 6 (seis) meses após a data do evento.

16.3 Os casos omissos e as situações não previstas neste regulamento serão apreciados e resolvidos pela Comissão Organizadora.