Afrobetizando através de contos negros.

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  • Osmar Fabiano de Souza Filho
  • Letícia Mazzo Portela
  • Fausto Neves Silva
  • Serafina Ferreira Machado
  • Orientadora – serafina.machado@ifpr.edu.br

RESUMO

Os africanos que aportaram no território brasileiro na condição de escravos eram vistos como mercadoria e objeto nas mãos de seus proprietários. Após mais de um século da abolição nega-se ao negro a participação na construção da história e da cultura brasileira, nega-se a pluralidade étnica cultural de nosso país. Os contos afro-brasileiros, por meio de sua linguagem ficcional, pode ser utilizado de maneira positiva para uma releitura desta realidade, uma crítica a situações preconceituosas, permitindo ao professor trabalhar com o imaginário da criança e/ou do adolescente, de modo a fazê-lo refletir sobre sua maneira de se ver e ver o outro. A Lei 10.639/03 abre espaço para esta discussão nas escolas brasileiras, intitulando, nos bancos escolares, a necessidade de inclusão obrigatória de conteúdos ligados à história e cultura afro-brasileira e africana. Forçoso é reconhecer, porém, que muitos professores não sabem como proceder. É preciso ajudá-los, pondo ao seu alcance pista pedagógicas que coloquem docente e alunos frente a frente com novos desafios de aprendizagem. Neste sentido, o projeto “AFROBETIZAÇÃO: Elaboração de materiais para o ensino de Literaturas afro-brasileira e africana para a educação básica”, que visa a elaboração de material didático que ampare as determinações referidas nessa lei, surge com o objetivo de trabalhar a temática da cultura africana e afro-brasileira a partir de contos para, desta forma, levar a criança e o adolescente a perceber e reelaborar os conceitos e pré-conceitos impostos a eles pela sociedade. A elaboração das atividades estão baseadas fundamentalmente nos estudos acadêmicos de autores e das políticas públicas afirmativas que defendem a inserção e aplicabildade da Lei Federal 10.639/03. A confecção do material foi dividida em quatro temáticas preestabelecidas: Preconceito, Racismo, Exclusão; Passado Histórico; Memórias da escravidão; Sentimentos afro na construção da identidade; Figuras do feminino. Partindo da leitura dos contos, são preparadas atividades de acordo com um roteiro que inclui: Introdução do Conteúdo; Questão Disciplinar; Contextualização; Proposta de Atividades; Perspectiva Interdisciplinar; Sugestões (Livros, artigos, notícias, destaques, etc.). O objetivo final do projeto é reunir os resultados em um livro, a ser distribuído na rede pública de educação. Através do uso deste material em sala de aula, espera-se uma mudança de atitude referente ao problema do preconceito e marginalização social, em que os educadores enxerguem o ambiente escolar como um espaço de representação e aprendizagem multicultural que pretende, principalmente, desenvolver e construir relações sociais positivas para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária em termos de direitos e cidadania

PALAVRAS-CHAVE: Cultura; Contextualização; Cidadania; Afro-brasileiro.