Afrobetizando através da poesia negra.

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  • Letícia Mazzo Portela
  • Osmar Fabiano de Souza Filho
  • Fausto Neves Silva
  • Serafina Ferreira Machado
  • Orientadora – serafina.machado@ifpr.edu.br

RESUMO

O processo de formação cultural no Brasil partiu de uma violenta conquista e imposição da hegemonia branca europeia sobre outras culturas, em especial as de matriz africana, relegando-as a margem da sociedade. Portanto, objetivando o cumprimento da Lei 10639/03, que torna obrigatório o ensino da Cultura Africana e Afro-Brasileira na educação básica, faz-se necessário desenvolver atividades para a divulgação de tais culturas, fazendo com que os alunos possam conhecê-las de uma maneira diferente, reconhecendo a importância destas para o cenário nacional. Busca-se, também, acabar com o preconceito ainda existente em relação à herança cultural de determinado grupo, pois, apesar de negligenciados, deturpados e inferiorizados por uma ideologia dominante, ligada a um projeto de nação branca nos moldes europeus, os elementos culturais dos povos negros precisam ser recriados e reinventados no Brasil. Assim, o uso de poemas, em sala de aula, configura-se como uma proposta de trabalho que visa a desconstrução, através da literatura, da imagem estereotipada do negro, formada ao longo de nossa história. A poesia é caracterizado como um modelo de resistência, uma forma de engajamento, por estar a serviço de uma causa político-ideológica: o reconhecimento do povo afrodescendente, uma forma de tornar visível uma cultura renegada. Neste sentido, o projeto “AFROBETIZAÇÃO: Elaboração de materiais para o ensino de Literaturas afro-brasileira e africana para a educação básica”, atendendo a proposta da Lei, desenvolve atividades que contam com o auxílio de poemas, principalmente os da série “Cadernos Negros”. É uma forma de atender as políticas afirmativas, valorizar a cultura afro, revelando a identidade de um povo. Para melhor organizar o trabalho, a elaboração das atividades foram divididas em quatro temáticas preestabelecidas: Cultura: danças, músicas; Heróis Negros; Religiosidade Afro-brasileira; Aparência: físico, vestuário, estética. Partindo da leitura dos poemas, são preparadas atividades de acordo com um roteiro que inclui: Introdução do Conteúdo; Questão Disciplinar; Contextualização; Proposta de Atividades; Perspectiva Interdisciplinar; Sugestões (Livros, artigos, notícias, destaques, etc.). O objetivo final do projeto é reunir os resultados em um livro, a ser distribuído na rede pública de educação. Espera-se, ao final, lançar uma semente de respeito, capaz de contribuir para que o negro não seja o eterno vitimado por uma intensa pobreza e preconceitos, desprotegido por qualquer política de integração à sociedade, ficando margem dos projetos de identidade nacional ou neles só figurando enquanto força de trabalho; força que sustenta a mesma ordem que o excluí. Com esses materiais, pretende-se não só trabalhar o poema em si, como também formar um cidadão leitor de literatura e um leitor proficiente, crítico e capaz de posicionar-se frente ao seu contexto histórico e social.

PALAVRAS-CHAVE: Cultura Afro-brasileira; Poemas Afro-Brasileiros; Educação; Respeito.