A rede federal de educação profissional e tecnológica no Brasil e seus impactos: uma análise dos egressos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Câmpus Ivaiporã.

[menu name=”Anais”]

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o tema da política de educação profissional no Brasil e seus avanços, desde a criação, em 1909, das Escolas de Aprendizes Artífices, até a atual Rede Federal de Educação Profissional e a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em 2009, tendo como base o contexto escolar do IFPR em Ivaiporã/PR. A análise está circunscrita ao campus que está implantado, desde 2009 em Ivaiporã, município com cerca de 32 mil habitantes, de atividade econômica predominantemente agrícola e pecuária que está localizada na região central do Paraná . A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, através de um estudo de caso, baseada em qualitativos e quantitativos além da pesquisa documental que envolve tanto o referencial teórico e os aspectos regulatórios, através de uma análise de documentos internos e externos do Instituto Federal do Paraná – Campus Ivaiporã. Também está sendo realizada com diversos atores do contexto escolar, além dos alunos egressos do Campus, uma entrevista semi estruturada, com questões abertas e fechadas, com o objetivo de analisar o impacto desta instituição de ensino na região , conhecer a atuação profissional dos alunos que já concluíram um curso técnico no IFPR-Campus Ivaiporã e também conhecer as causas de evasão dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Profissional; Institutos Federais de Educação; Assistência Estudantil; Desenvolvimento Regional; Políticas públicas.