Clube de química: o jogo como ferramenta de ensino-aprendizagem.

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  • Aline Rodrigues Pierobom
  • Cezar Augusto Moreira
  • Vanessa de Fátima Souza
  • Angélica de Sousa Hrysyk
  • Orientadora – angelica.hrysyk@ifpr.edu.br

RESUMO

Como forma de tornar o ensino mais significativo e contextualizado propõe-se a utilização de jogos, pois além de tornar as aulas mais dinâmicas e divertidas propiciam o ensino-aprendizagem. O jogo educativo possui duas funções: a primeira é a função lúdica, propiciando diversão e o prazer; a segunda é a função educativa, ensinando qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber e sua compreensão de mundo. Portanto, o jogo educativo é uma ferramenta didática que possui uma natureza dupla: ensinar e divertir. Essa ferramenta está sendo empregada em turmas de ensino médio integrado do Instituto Federal do Paraná. O trabalho tem como objetivo confeccionar os jogos envolvendo conteúdos de química para utilizá-los durante as aulas, abordando alguns dos conteúdos do primeiro ano tais como, tabela periódica, modelos atômicos, ligações químicas e química no cotidiano. Foram confeccionados cinco jogos: trilha da química, memória dos elementos químicos, tabela periódica: pense, procure e responda, bingo periódico e mico químico; utilizando cartolina, papel sulfite, papel tipo ‘compact’, canetões, caixa de papelão, régua e tesoura. Para o jogo Trilha da Química formam confeccionados, em cartolina, uma trilha e cartões com as perguntas. O objetivo do jogo é retirar as cartas e responder a pergunta. Caso acerte, joga-se o dado, caminhando na trilha a quantidade de casas sorteadas. Caso não acerte passa a sua vez para o próximo, ganha quem primeiro completar a trilha. No jogo Memória dos Elementos Químicos recortou-se uma cartolina em 24 quadradinhos, 12 cartas contêm símbolos elementos da tabela periódica e as outras 12 com nomes dos elementos. As peças deverão ser embaralhadas com a parte escrita para baixo. Cada jogador deverá virar duas cartas, associando os nomes com os símbolos dos elementos. Vence o jogador que possuir maior número de pares de cartas. Para o jogo Tabela Periódica: Pense, Procure e Responda foram feitos 50 cartões, contendo 25 perguntas e 25 respostas, colocadas separadamente em duas caixas. A sala de aula deverá ser dividida em dois grupos ficando cada um com uma caixa. O grupo que estiver com as perguntas escolherá uma delas para que o outro grupo responda. Caso o grupo acerte, continua respondendo, caso não acerte, trocam-se as caixas. Vence o grupo que responder mais questões corretas. No jogo Bingo Periódico foram confeccionadas 23 cartelas de bingo em cartolina contendo 25 símbolos de elementos químicos, foram impressos 75 nomes de elementos químicos para realizar o sorteio. Cada nome sorteado deve ser marcado na cartela, vence quem primeiro completar a cartela. Para o jogo Mico-Químico foram impressas 32 cartas, 16 com perguntas e 16 com respostas. As cartas devem ser embaralhadas e distribuídas entre os participantes. Cada um deverá buscar, entre os outros participantes, a carta que corresponda à sua em 1 minuto. Com utilização dos jogos pretende-se tornar as aulas mais dinâmicas e divertidas, tornando o aprendizado mais interessante e significativo para os estudantes.

PALAVRAS-CHAVE: Jogos; Ensino de Química.