IFPR Songs’n Fun: ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa por meio de músicas.

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  • Daniel de Freitas
  • Liriane Maria Fernandes Dos Santos
  • Patrícia Elisabel Bento Tiuman
  • Simara Cristiane Braatz
  • Orientadora – simara.braatz@ifpr.edu.br

RESUMO

O projeto “IFPR Songs’n Fun: ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa por meio de músicas” propõe a elaboração de material didático que utilize músicas para o ensino da Língua Inglesa e da Língua Portuguesa para alunos do 1º ano do Ensino Médio. Surge do desafio de agregar músicas ao ensino de forma lúdica e motivadora uma vez que maior utilização de músicas é solicitação constante dos alunos. Objetiva-se a elaboração de material didático por bolsistas, permitindo sua participação no processo e inserindo-os na produção de pesquisa científica. Assim, busca-se uma mudança de foco na prática pedagógica: tradicionalmente centrada no professor, detentor do método e do saber para, a partir do projeto, centrada no aluno, seus interesses e motivações, em uma perspectiva de co-participação e integração de conhecimentos. Paralelamente à elaboração do material, pretende-se viabilizar encontros extraclasse com o público acadêmico interno e externo ao Instituto Federal do Paraná (IFPR) para realização das atividades propostas, a fim de possibilitar aprimoramento da competência linguístico-cultural e sócio-política de forma lúdica e significativa. Objetiva-se, por fim, divulgar os resultados obtidos em eventos acadêmico-científicos como forma de compartilhamento de conhecimento e de fortalecimento do IFPR no meio acadêmico. A metodologia do projeto, a qual implica uso de músicas para o aprendizado das línguas, sofre um resgate e inovação ao propor o aprendizado que integre reflexões linguísticas a reflexões dos idiomas no cotidiano e na sociedade. O projeto possibilita a interdisciplinaridade entre a Língua Inglesa e a Língua Portuguesa, utilizando o gênero textual “letra de música” para, além de aprimorar a competência linguística, promover análise, reflexão e debates das temáticas centrais das letras. Até o momento, foram realizadas as seguintes etapas: pesquisa sobre a temática do projeto; levantamento dos interesses dos alunos quanto a músicas e atividades que gostariam de realizar; análise e avaliação dos dados colhidos juntamente com as coordenadoras do projeto para a seleção das letras de músicas mais adequadas do ponto de vista de benefícios pedagógicos; preparo do questionário para obtenção de dados avaliativos do projeto; elaboração parcial de material didático conforme interesses e motivações dos alunos no geral; organização dos dois primeiros encontros dos meses de agosto e setembro. Os encontros extraclasse estão agendados para as datas de 28/08, 11/09, 25/09 e 09/10, sendo dois encontros para o trabalho com a Língua Inglesa e dois para a Língua Portuguesa. A partir desta previsão, o projeto já apresentará os resultados dos encontros até a data da realização do III SEPIN. A contribuição deste projeto para o desenvolvimento dos estudantes é de extrema importância quando se pensa em desenvolvimento da atitude científica, atitude de pesquisador, desenvolvimento da autonomia no aprendizado, ampliação e aprimoramento da competência linguístico-cultural e sócio-política. Para finalizar, o projeto contribui fortemente para os processos de ensino-aprendizagem de todos os envolvidos, considerando que o trabalho com músicas constitui-se sempre como um trabalho dinâmico, motivador, prazeroso e frutífero na área educacional.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Músicas; Lúdico.