Desenvolvimento de aplicativos para uso educacional na área de matemática.

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  • Pedro Henrique Zavelisnke Gumy
  • Rodrigo Duda
  • Deyvid Vinicius Gobor
  • Diego Dutra Zontini
  • Eduardo Maravieski
  • Mateus Marochi Olenik
  • Sophia Mitie Bello Suzuki
  • Rodrigo Duda
  • Orientador – rodrigo.duda@ifpr.edu.br

RESUMO

Neste trabalho apresentamos resultados parciais do projeto de extensão “Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos com sistema operacional Android com uso do App Inventor”. A equipe discente do projeto é composta por três bolsistas contemplados via Edital nº 01/2014 – PROEPI/IFPR, referente ao Programa de Bolsas de Extensão do IFPR, um bolsista contemplado via Edital nº 03/2014 – PROENS/IFPR, referente ao Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social, e por um aluno voluntário. As aplicações desenvolvidas são resultado da exploração das potencialidades do App Inventor no desenvolvimento de aplicativos para execução de cálculos abordando temáticas referentes à disciplina de matemática. Para estruturar os aplicativos, inicialmente são levantadas as informações sobre os temas matemáticos a serem utilizados em suas arquiteturas. Após o desenvolvimento de cada aplicativo, elabora-se um tutorial referente aos procedimentos efetuados em sua estruturação, os quais serão disponibilizados futuramente à comunidade acadêmica local. Nas atividades executadas no primeiro semestre de 2014 foram abordados algoritmos de resolução referentes à equações e inequações de 1º e 2º grau, equações e inequações modulares, regra de três simples e o Teorema de Pitágoras. Dentre da temática de resolução de equações do 2º grau foram desenvolvidas diferentes modalidades de aplicativos, nas quais foram utilizadas a fórmula resolutiva padrão, a resolução por meio da soma e do produto das raízes da equação e a resolução de equações biquadradas. Esse, e os demais aplicativos desenvolvidos no projeto também serão disponibilizados futuramente à comunidade. Com isso, esperamos contribuir para a incorporação de ferramentas computacionais em aulas de matemática, visando diversificar as estratégias docentes e contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina.

PALAVRAS-CHAVE: App Inventor; Equação do 2º grau; Aplicativos para Android.