Inequa APP: aplicativo para resolução de equações e inequações polinomiais e modulares.

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  • Mateus Marochi Olenik
  • Eduardo Maravieski
  • Deyvid Vinicius Gobor
  • Diego Dutra Zontini
  • Eduardo Maravieski
  • Pedro Henrique Zavelisnke Gumy
  • Sophia Mitie Bello Suzuki
  • Rodrigo Duda
  • Orientador – rodrigo.duda@ifpr.edu.br

RESUMO

Com a evolução constante da tecnologia, cada vez mais a busca por novos recursos computacionais para uso em sala de aula se intensifica. Nesse sentido, o projeto de extensão “Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos com sistema operacional Android com uso do App Inventor”, desenvolvido no IFPR – Câmpus Irati, tem como um de seus objetivos o desenvolvimento de aplicativos educacionais na área de matemática. As atividades são desenvolvidas por bolsistas beneficiados pelo Programa de Bolsas de Extensão do IFPR e pelo Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (PBIS), contando também com a colaboração de um aluno voluntário. O App Inventor é uma plataforma de desenvolvimento on-line gerenciada atualmente pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Apesar de sua programação lógica possuir algumas limitações, possibilita que pessoas leigas em programação possam, por meio da justaposição de blocos, estruturar aplicações para Android. Com esta ferramenta é possível, de forma simples, desenvolver aplicativos para execução de cálculos, pois apresenta funcionalidades de fácil manipulação pelo usuário. Nesse contexto, foram idealizados diversos aplicativos, dentre eles o “Inequa APP”. Esse software foi criado com base em estudos e discussões efetuadas pela equipe com relação a alguns modelos de inequações. Com o aplicativo é possível resolver inequações polinomiais de 1º grau, 2º grau e modular de forma prática, bastando o usuário fornecer os coeficientes das incógnitas. Além dos aplicativos, são elaborados materiais instrucionais sobre a utilização do App Inventor, os quais serão futuramente disponibilizados à comunidade, integrando também minicursos e oficinas referentes às temáticas abordadas no projeto. Considerando que o processo de desenvolvimento de aplicativos pode influenciar significativamente no desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos, pretende-se ampliar o quadro de temas matemáticos a serem explorados, visando produzir materiais que auxiliem na contextualização e atribuição de significado a temas matemáticos abordados na educação básica.

PALAVRAS-CHAVE: Inequa APP; Recursos Computacionais; App Inventor; Aplicativos; Matemática.