Ludoteca com jogos didáticos em química e ciências.

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  • Matheus Pabis Esteves
  • Mariana de Paula Santos
  • Elisson Daniel Marciniaki
  • Hugo Feitosa Jurca
  • Kamila Cristina Martini de Oliveira
  • Juliana Tech
  • Marlon Vinicius Caetano
  • Viviane Paula Martini
  • Orientadora – viviane.martini@ifpr.edu.br

RESUMO

Os jogos didáticos são elementos facilitadores do processo de ensino- aprendizagem (SILVA, 2004; CUNHA, 2000; ANTUNES, 1998). No caso da disciplina de química, os jogos apresentam um caráter ainda mais especial porque buscam tornar os conceitos abstratos, de leis, modelos e teorias, manipuláveis através de tabuleiros e cartas. O projeto Elaboração e Desenvolvimento de uma Ludoteca com Jogos Didáticos em Química, Física e Ciências tem como objetivo solucionar os problemas de aprendizagem dos conceitos abstratos de química, física e ciências ensinados em sala, de forma divertida e objetiva. Para isso foram desenvolvidos jogos que facilitassem o entendimento dos conceitos diversos destas disciplinas. Antes da aplicação do jogo é passado um pequeno teste sobre o conceito do jogo visando testar o conhecimento do aluno e após a aplicação do jogo é repassado o mesmo teste para observar se o jogo teve acréscimo de conhecimento ao aluno. O projeto também traz uma interação do Instituto Federal do Paraná com diferentes escolas do município de Irati e região, por meio de kits educacionais dos jogos montados no projeto, sendo disponibilizado também o manual da metodologia do jogo e uma atividade na forma de exercício que permita ao professor da turma verificar a validade da estratégia. A ludoteca juntamente com experimentos simples de ciências, química e física formaram uma biblioteca chamada Ciencioteca. A presente proposta teve por meta fornecer o subsídio necessário para o desenvolvimento de metodologias de ensino inovadoras, que oportunizem aos professores de ciências das escolas da cidade e região desenvolverem um ensino diversificado, comprometido com identidade local e que vise à construção do conhecimento. Não bastam apenas metodologias prontas, receitas ou fórmulas mágicas de se fazer um ensino comprometido com a aprendizagem, é necessário envolver-se profundamente, comprometer-se. Esse é o objetivo da proposta, fornecer o apoio necessário ao ensino de ciências, de modo que não seja mais um ensino abstrato, mas lógico e contextualizado com o cotidiano dos alunos. Cursos de formação de docentes serão ofertados para uso e manipulação do material.

PALAVRAS-CHAVE: Ludoteca em Química; Estratégias Inovadoras para o Ensino de Ciências; Formação Continuada.