A produção acadêmica sobre as manifestações artísticas do movimento na Educação Básica.

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RESUMO

A teoria e a prática são dois elementos essenciais para se pensar atualmente a Educação Básica em nosso país. Os documentos pedagógicos e os discursos das instituições educacionais defendem a integração entre os conceitos teóricos e as metodologias didáticas para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Porém, sabemos que são poucas as práticas escolares em que os professores conseguem trabalhar com as diversas ex-pressões artísticas de maneira integradora. Esse estudo faz parte de um projeto iniciado no ano de 2014 no IFPR-Câmpus Irati pelas professoras de Educação Física e História e que tem como intuito investigar a produção acadêmica referente às manifestações artísticas do movimento – teatro, dança e circo – e sua prática pedagógica em diferentes componentes curriculares da Educação Básica. No estado de conhecimento, primeira parte do projeto, foram encontradas vinte e oito produções e destas somente uma tese de doutorado, sendo estas realizadas na área de Educação, Educação Física, Dança, Artes Cênicas, Interdisciplinaridade e Psicologia. Entre os referenciais teóricos das dissertações e teses levantadas destaca-se a pedagogia do movimento, a socio-antropologia do conhecimento, o desenvolvimentismo e a teoria crítica emancipatória. As metodologias utilizadas pelos autores/autoras variam entre a fenomenologia, pesquisa bibliográfica, documental e de campo, etnografia e pesquisa-ação. Entre os resultados parciais encontrados nas dissertações e teses desenvolvidas na Pós-Graduação no Brasil acerca da temática em questão percebemos que a dança é a expressão artística mais presente nos componentes curriculares de Educação Física e de Artes. O teatro e o circo vêm como segunda e terceira opção, respectivamente. Além de apresentar dados referentes às práticas educacionais, os estudos também tiveram como foco a formação docente. Também foi possível detectar que na maioria das produções a arte é conceituada a partir da materialidade dos próprios sujeitos, nesse caso, os estudantes. Desse modo, esse resumo tem como propósito apresentar, de maneira geral, o mapeamento das produções acadêmicas dos programas de Pós-Graduação brasileira que abordam o teatro, a dança ou a arte circense como expressão artística do movimento e sua abordagem e uso pelos professores na educação básica. Partimos de três pressupostos para a elaboração da pesquisa: o corpo como materialização da nossa existência e nosso “instrumento” de inter-relação; a arte como forma de atender às necessidades estéticas do ser humano; a escola como um espaço de socialização de conhecimentos construídos culturalmente pela humanidade ao longo de sua história. A partir dos resultados parciais, compreendemos que as expressões artísticas do movimento ainda são negligenciadas por alguns componentes curriculares que envolvem a área de linguagens, porém, essa constatação ocorre muitas vezes pelo fato da não formação de professores para atuar com essas expressões.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Básica; Expressões Artísticas; Movimento; Pós-Graduação.