Jogos e desafios aplicados ao aprimoramento do raciocínio lógico.

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  • William Alexandre Senoski
  • Andrey Mehret
  • Alexandre Henrique de Ramos
  • Arlindo Luis Marcon Junior
  • Orientador – arlindo.marcon@ifpr.edu.br

RESUMO

O primeiro passo para se tornar um bom programador é desenvolver a lógica de programação. A lógica permite definir a sequência mais coerente de instruções para que o programa atinja um determinado objetivo. O algoritmo é a ferramenta utilizada para produzir essa sequência de instruções necessárias à execução de uma tarefa. Em informática, o algoritmo é implementado em um programa de computador, que pode ser desenvolvido a partir de uma grande variedade de linguagens de programação. Portando, ele é o primeiro exercício da prática da programação, fundamental para a formação de desenvolvedores de qualquer linguagem. A lógica de programação é a técnica de desenvolver sequências para atingir um determinado objetivo. É possível resolver problemas usando raciocínio lógico. No entanto, ele não pode ser ensinado diretamente, mas pode ser desenvolvido através da resolução de exercícios lógicos para a evolução de algumas habilidades mentais. Muitas empresas utilizam exercícios de raciocínio para aprimorar a capacidade dos candidatos. Este tipo de avaliação também é comum em concursos públicos. Em outros casos também são usados jogos de tabuleiro, estratégia, até mesmo o tradicional cubo mágico, trabalhando o raciocínio lógico em diferentes níveis de dificuldade. O raciocínio lógico como pesquisa é aplicado em diferentes áreas: inteligência artificial, projeto de circuito lógico, teoria de autômatos e computabilidade, teoria de banco de dados relacionais, teoria de linguagens, teoria de sistemas distribuídos. O raciocínio lógico é uma habilidade que interfere diretamente no desempenho das atividades profissionais. Independentemente da profissão e da área em que o indivíduo atua, pensar e raciocinar de maneira crítica são competências de suma importância. O objetivo geral deste projeto é alinhar a postura do estudante frente as mais diversas situações encontradas nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, servindo como uma base bastante sólida para aqueles que desejam seguir na carreira acadêmica e ou profissional. Espera-se que, com a conclusão deste projeto, o estudante tenha uma visão clara das principais abordagens utilizadas para o ensino, aprendizagem e desenvolvimento do raciocínio lógico. Alguns dos principais objetivos deste projeto podem ser brevemente elencados como: estudar as diferentes abordagens de ensino-aprendizagem utilizadas para adquirir o raciocínio lógico. Este tipo de conteúdo é frequentemente encontrado nas avaliações de processos seletivos (concursos públicos); Selecionar e testar as técnicas pesquisadas, aplicando estes conteúdos para auxiliar no desenvolvimento da lógica de programação. A fase inicial do projeto está sendo dedicada a um amplo levantamento bibliográfico tendo em vista: contemplar todos as nuances envolvidas no projeto; entender os conteúdos e as respectivas abordagens disponíveis; avaliar a flexibilidade e a aplicabilidade das técnicas; estudar e testar os ambientes de ensino-aprendizagem. O processo de estudo a ser adotado pelo projeto é cíclico, permitindo que estudos extras sejam executados durante todas as etapas da pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: Raciocínio; Lógica; Ensino; Aprendizagem; Programação.