Manifestações artísticas do movimento na educação básica no Paraná – o que contam os documentos oficiais.

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  • Alisson Rewel de Bomfim
  • Gláucia Andreza Kronbauer
  • Gláucia Andreza Kronbauer
  • Orientadora – glaucia.a.k@hotmail.com

 

RESUMO

A Educação Básica tem se tornado centro das atenções em diversos espaços e tempos no Brasil. Contudo, parece-nos que em alguns aspectos, esses discursos e ações pouco têm interferido na prática pedagógica em sala de aula. Exemplo disso é o fato de que o corpo e o movimento nos espaços escolares, aparentemente, continuam sendo negligenciados, principalmente quando se trata de suas formas artísticas, expressivas, criadoras. Surge, dessa forma, o tema central dessa pesquisa: as manifestações artísticas do movimento na escola – teatro, circo e dança. O objetivo desse estudo foi analisar a presença dessas manifestações artísticas do movimento nas propostas curriculares que fundamentam os componentes curriculares “Arte” e “Educação Física” no Ensino Médio no Estado do Paraná. Para tanto, investigamos as Diretrizes Curriculares da Educação Bási-ca do Estado do Paraná (DCEs), publicadas em 2008, por serem um documento de grande abran-gência entre os professores do Estado. A partir dessa análise foi possível identificar as perspectivas teóricas que fundamentam estas propostas, bem como descrever de que maneira a dança, o teatro e o circo são abordados. O conteúdo de dança aparece tanto nas DCEs para Arte quanto para Educação Física. Em ambas as disciplinas a vivência dos movimentos de diferentes tipos de dança, bem como a improvisação e a criação são sugeridas como conteúdos. Além disso, a história das danças também é proposta como conteúdo. Na Arte, os elementos técnicos de movi-mento, tempo e espaço são abordados com maior aprofundamento. O teatro é citado como conteúdo apenas na Arte, e contempla tanto os períodos históricos, quanto os elementos técnicos e as vivências corporais como jogos teatrais, mímica e improvisação. Já o Circo é contemplado no conteúdo de ginástica na Educação Física. Denominado ginástica circense, sugere-se abordar a cultura circense, bem como técnicas que possam ser realizadas com materiais alternativos e movi-mentos criativos. A fundamentação teórica de ambas as propostas curriculares apresenta referên-cias críticas em comum, como Karl Marx e pensadores da Escola de Frankfurt, assim como auto-res críticos da própria área, como Gyorgy Lukács, Adolfo Sánchez Vázquez e Augusto Boal na Arte, Carmen Soares, Alexandre Vaz e Lino Castellani Filho na Educação Física. Concluímos que as manifestações artísticas do movimento estão presentes das DCEs nas disciplinas de Educação Física e Arte, a partir de referenciais críticos que contemplam o potencial transformador da arte, do movimento e da educação. Cabe ainda discutir sobre as limitações para o trabalho com esses conteúdos na escola e sobre possibilidades de sua concretização na Educação Básica, como co-nhecimentos culturais elaborados pela humanidade ao longo de sua história.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Básica; Educação Física; Arte; Movimento.