Identidade cultural: a dança, a música e o teatro em Irati-PR.

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  • Rafael Fieker Malanski
  • Bruna Patricia Pires dos Santos
  • Bruna Patricia Pires dos Santos
  • Maressa Oliveira Macedo
  • Orientadora – maressa.macedo@ifpr.edu.br

RESUMO

O município de Irati-PR conta como uma produção cultural e artística bastante rica e plural e em contrapartida professores de arte na Educação Básica, reclamam da falta de acesso a essa produção e afirmam trabalhar com o conteúdo artístico de maneira fragmentada e distante da realidade dos alunos. Portanto fez-se necessário um trabalho voltado ao âmbito educacional que supra a lacuna existente entre a escola e a produção cultural e artística, tornando assim o ensino de arte mais contextualizado e relevante para alunos e professores, além de conferir mais visibilidade ao trabalho de grupos de dança, grupos musicais e teatrais da cidade. Todas as etapas do projeto estão calcadas na parceria estabelecida com a Secretaria de Cultura municipal viabilizando técnica e operacionalmente as ações da proposta, uma delas foi a mediação entre a equipe do projeto e os grupos artísticos da cidade. Cumprindo o objetivo inicial da proposta que era o conhecer a produção musical, teatral e de dança no município de Irati e a categorizar por afinidades estéticas. Foi estabelecido contato com três grupos, dentre eles o grupo de música italiana Quiaro di Luna, o qual está tendo seus encontros e ensaios visitados pela equipe do projeto. Os integrantes estão sendo entrevistados com intuito de conhecer a história da existência do grupo e as questões culturais que sustentam a permanência dessa manifestação artística no município em questão. A próxima etapa do projeto objetiva a interação dos grupos com a realidade escolas, estão sendo planejadas oficinas de música em escolas. Acredita-se que com a execução desse projeto a mudança ocorrerá não só no cenário da produção cultural da cidade em questão, que ganhará uma categorização de suas produções aumentando assim a visibilidade e o reconhecimento dessas produções, mas também na ampliação do repertório cultural de cada aluno bolsista, aluno das escolas selecionadas para as propostas e para cada professor envolvido. Por meio do projeto serão elaborados materiais para a divulgação da cultura e das manifestações artísticas locais, um documentário com os resultados de todas as etapas do projeto e ainda disseminação no âmbito acadêmico com participação em eventos de cunho artísticos e científicos. A participação dos estudantes bolsistas é relevante não só para a formação cidadã de cada um, mas pelo contato com outras realidades educacionais, outra faixa etária, com grupos e artistas locais muitas vezes desconhecidos. Além de que a dança, a música e o teatro são manifestações artísticas essencialmente participativas, seja na necessidade de formação de espectadores ou na produção e na experimentação das práticas artísticas.

PALAVRAS-CHAVE: Identidade Cultural; Dança; Música; Teatro.