Apresentação

[menu name=”Anais”]

Educação, Ciência e Inovação para o Desenvolvimento Social é o desafio mais uma vez levantado pelo Instituto Federal do Paraná, desta vez pelo III Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (III SE2PIN – IFPR), realizado no campus Foz do Iguaçu do IFPR entre 20 e 23 de outubro.

O tema escolhido para 2014 representa um dos grandes desafios para o país e principalmente para institutos de educação profissional e tecnológica. Trata-se de uma oportunidade de aproximar a produção e a agenda científica, tecnológica e pedagógica, principalmente do IFPR, em relação aos desafios sociais que a realidade do estado apresenta. Claramente, a temática pretende desafiar e estimular nossos servidores e estudantes a abordar a ciência, a tecnologia e a inovação na dimensão social, com olhar para a realidade de cada uma das regiões em que o IFPR se insere.

O III SE2PIN pretende mostrar à sociedade um IFPR unido e integrado à temática do Desenvolvimento Social. Pelas formas hexagonais dos materiais de divulgação do evento, é como se cada grupo de pesquisa, cada trabalho apresentado, cada apresentação cultural, cada servidor, gestor ou estudante integrasse uma grande colmeia que dá vida à instituição e promove Educação, Ciência e Inovação para o Desenvolvimento Social do Paraná. Além disso, as formas também lembram a organização dos átomos de carbono no grafeno, material que, por ser forte, leve, quase transparente e excelente condutor de calor e eletricidade, poderá se constituir num dos mais importantes vetores de inovação, mas suas aplicações ainda são desafio para pesquisadores do mundo inteiro. Tal qual o grafeno, o IFPR pode ser um importante vetor de soluções para nosso estado ou nosso país, mas só o será, mediante a mobilização de nossa comunidade na direção das temáticas da educação, ciência e inovação voltadas ao Desenvolvimento Social. Tal mobilização é, assim, um dos propósitos do III SE2PIN.

Nos anais deste ano, estão publicados os resumos provenientes dos trabalhos de pesquisa, ensino, extensão e inovação que são desenvolvidos nos diversos campus do IFPR. Tais trabalhos refletem parte do empenho e dedicação de todos os profissionais e estudantes comprometidos com uma educação que articula ensino, pesquisa e extensão de forma a promover o desenvolvimento científico, tecnológico e social no âmbito do IFPR, consolidando uma missão importante de nossa Instituição.