A percepção dos discentes quanto a eficiência da comunidade oficial no Facebook, do curso técnico de cozinha no IFPR.

  • André Colett Rangel
  • Raphael Miranda Medeiros Cruz
  • Gislaine Silveira Simões
  • Nelson de Castro Neto
  • Paola Stefanutti
  • Orientadora – paola.stefanutti@ifpr.edu.br

RESUMO

O projeto visa à divulgação do Curso Técnico de Cozinha no IFPR Campus Foz do Iguaçu com a utilização da rede social, sendo criada a comunidade oficial no Facebook, nomeada “Instituto Federal do Paraná – Gastronomia”. Além da divulgação do curso à página tem como objetivo a publicação de notícias, curiosidades, e novidades da área gastronômica, assim como acontecimentos em sala de aula, visitas técnicas e informações sobre o curso, podendo assim se torna uma ótima ferramenta institucional de ensino e aprendizagem. O terceiro fator a se ressaltar é a utilização da página como ferramenta de registro histórico do curso. A página foi criada em maio de 2013, e atualmente conta com uma média de alcance semanal de 650 visualizações e 480 curtidas. Visando detectar a percepção dos discentes quanto à utilização e eficiência da página, foi elaborado um questionário fechado, para aplicação em três cursos do IFPR, levantando dados sobre o percentual de quantos discentes são usuários desta rede social, se eles utilizam-se desta ferramenta tecnológica para pesquisas, e com qual a frequência, se eles já acessaram a página do Curso Técnico em Cozinha, se eles têm a percepção de que usar a rede social para a divulgação de um curso é efetivo, e qual é o maior interesse deles quando acessam a página. Espera-se com o levantamento e análise dos dados, a obtenção de uma maior compreensão do público-alvo, adaptando o projeto e as postagens às expectativas dos seus usuários. Assim disso, almeja-se fornecer elementos para que outros cursos e campus do IFPR possam notar a significância do uso da rede social para a divulgação de suas atividades acadêmicas e pedagógicas.

PALAVRAS-CHAVE: Rede Social; Divulgação; Eficiência.