Educação em ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e o ensino de física no IFPR – Foz.

RESUMO

Este texto discute o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que se propõe a investigar as possiblidades de inserção de atividades de ensino com enfoque nas relações entre a Ciência, Tecnologia e Sociedade nos currículos dos cursos de Física presentes nos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná/BR câmpus de Foz do Iguaçu. Acredita-se que a inclusão de atividades de ensino CTS no currículo de Física dos cursos técnicos seja interessante, com vistas à problematização da educação científica e tecnológica com seus aspectos sociais e ambientais, assim como para contribuir com o estreitamento das relações existentes entre os conhecimentos científicos os técnicos. A literatura especializada indica que as atividades de ensino nesta perspectiva buscam romper com o internalismo do ensino de Ciências favorecendo um aprendizado mais realista e condizente com as condições de produção dos conhecimentos, sua historicidade, e suas implicações socioambientais. Assim, o objetivo é oferecer subsídios com vistas a enriquecer o processo de ensino de Física que geralmente é oferecido aos cursos técnicos, acrescentando a esse processo atividades com enfoque na discussão entre os conhecimentos científicos e seus enlaces sociais, ambientais e tecnológicos, com destaque para as tecnologias de importância para os cursos técnicos a analisar. A pesquisa está sendo realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, IFPR, câmpus Foz do Iguaçu, nos seguintes cursos: técnico em hidrologia modalidade subsequente e nos cursos técnicos integrados em edificações e informática, que são os que oferecem a disciplina regular de Física. A pesquisa está planejada de forma a contemplar num primeiro momento uma análise curricular dos cursos de Física, etapa esta que está em desenvolvimento, e entrevistas com professores das áreas técnicas sobre as visões destes com relação ao que consideram como conhecimentos físicos basilares dos cursos. Posteriormente pretende-se indicar às coordenações de ensino destes cursos sugestões de inclusão de atividades e discussões CTS nos assuntos de Física considerados como chave para a formação técnica dos estudantes. Espera-se com esta investigação desvelar as possibilidades do ensino de Física com enfoque CTS para o ensino médio técnico no contexto do IFPR câmpus Foz do Iguaçu.

PALAVRAS-CHAVE: CTS; Ensino de Física; Ensino Técnico Médio.